Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prudente perde disputa para receber Seleção da França

Sem vaga garantida, federação escolheu Ribeirão Preto por questão geográfica

Da Redação

Em 12/06/2013 às 17:29

Em dezembro, foi a primeira vez que Prudente recebeu a visita técnica de uma delegação européia

(Foto: Arquivo/Secom)

Presente no catálogo da Fifa como opção de centro de treinamento para as federações que disputam as Eliminatórias da Copa de 2014, Presidente Prudente recebeu, no ano passado, representantes da Federação Francesa de Futebol. Porém, a cidade perdeu, nesta semana, a disputa para Ribeirão Preto.

Na ocasião, em dezembro, foi a primeira vez que Prudente recebeu a visita técnica de uma delegação européia, consequentemente de uma federação interessada em avaliar as condições dos seus dois equipamentos disponíveis para treinos, sendo eles o Estádio Municipal Prudentão e o Centro de Formação de Atletas Flávio Araújo, conhecido como CT do Jardim Everest.

Além de inspecionarem esses locais, eles também conheceram os dois hotéis – Gralha Azul, em Prudente, e Hotel Fazenda Campo Belo, em Álvares Machado – que foram credenciados pela Fifa para receber delegações durante a Copa.

Questão geográfica

A Seleção da França ainda não garantiu vaga na Copa, que será realizada no Brasil, porém, confirmou que ficará em Ribeirão Preto caso conquiste sua classificação para o Mundial. O anuncio foi feito pelo chefe de delegações da FFF, Erwan Le Prevost.

O fator geográfico foi o que pesou para a escolha francesa. "Se a França se classificar para o Mundial, ela virá para Ribeirão Preto. Escolhemos Ribeirão, entre outros motivos, pela questão geográfica, pois, independente de onde forem os jogos, conseguimos chegar facilmente e em pouco tempo. Ribeirão está a menos de uma hora de oito estádios [que serão utilizados no Mundial], 10 estádio a menos de duas horas e 12 [todos] a menos de três horas, viajando de avião", declara Le Prevost.

Na última sexta-feira (7), o técnico da seleção francesa, Didier Deschamps, e o presidente da FFF, Noel Le Graet, estiveram visitando a cidade. Eles conheceram o Estádio Santa Cruz, que pertence ao Botafogo. A delegação ficará hospedada no Hotel JP --que se define como o único resort da região de Ribeirão Preto.

"Na semana passada, aproveitamos a presença da seleção francesa no Brasil para trazer a Ribeirão Preto o presidente da Federação Francesa [Noel Le Graet] e o técnico da seleção [Didier Deschamps]. Eles visitaram o hotel, o campo de treinamento aqui do Botafogo, o teatro [Theatro Pedro II], para que pudessem confirmar que são bons locais para a França se hospedar. Eles aprovaram e apreciaram a qualidade do hotel e do Estádio Santa Cruz. Acharam que o teatro é o local ideal para fazer a Casa da França, gostaram da recepção e da vontade que a cidade demonstrou para que a França tivesse todas as condições para ficar aqui. Agora, só falta a França se classificar para poder vir", explica.

A França está na segunda colocação no Grupo I das eliminatórias europeias, com 10 pontos --um a menos do que a líder Espanha. Os campeões de cada grupo garantem vaga para a Copa do Mundo-2014.

Os oito melhores segundos colocados serão divididos em quatro grupos com dois times cada. O vencedor de cada duelo garante vaga na Copa. (Com Folha de S. Paulo e Redação)

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.