Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Trabalhadores de usina encerram greve após 5 dias

ROGÉRIO MATIVE

Em 12/07/2013 às 15:18

Durante a semana, algumas propostas foram realizadas pela empresa, porém, rejeitadas pela categoria

(Foto: Sérgio Borges/NoFoco)

Trabalhadores da Usina de Etanol Caeté S/A, do Grupo Carlos Lyra, decidiram, na tarde desta sexta-feira (12), encerrar a greve após cinco dias de duração. As atividades serão retomadas na manhã deste sábado (13). Entre as concessões, a empresa concedeu 8% de reajuste salarial.

Localizada em Paulicéia, a unidade produz mais de 400 mil litros de álcool por dia.

A greve foi deflagrada na madrugada de segunda-feira (8), com a participação de 350 funcionários da usina. Durante a semana, algumas propostas foram realizadas pela empresa, porém, rejeitadas pela categoria.

Nessa quinta-feira (11), de acordo com o Sindetanol, um tumulto foi registrado devido a tentativa de fraude durante votação em assembleia. Por este motivo, o presidente do sindicato, Milton Sobral, decidiu anular a ata, realizando nova votação nesta manhã. "A assembleia de ontem acabou com alguns conflitos. Trabalhadores de outros setores infiltrados a pedido da empresa queriam votar duas vezes e foram impedidos, gerando confusão", explica o sindicalista.

Conforme Sobral, os trabalhadores decidiram permanecer com o movimento, mas, a empresa realizou nova proposta de reajuste. "A empresa vai pagar abono de R$ 300 em dezembro, 8% de reajuste real, manutenção dos trabalhadores grevistas, além de abonarem as faltas durante o movimento", diz Sobral.

A empresa ainda concedeu o pagamento de auxílio-creche. "A maioria aprovou o reajuste. Amanhã [sábado], as atividades serão retomadas a partir das 7h", pontua.

"Foi uma vitória dos trabalhadores. No modo geral, foi positivo. Essa foi a primeira greve em 50 anos de empresa. Nenhuma empresa do grupo tinha sofrido paralisação. Isso mostra que ela deve rever conceitos", conclui.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.