Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Sesc Thermas recebe 2ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental

Da Redação

Em 07/10/2013 às 07:32

Animais Unidos Jamais Serão Vencidos conta a história de um grupo de animais africanos que busca soluções para um sério problema: a falta de água

(Foto: Divulgação)

O Sesc Thermas sedia, a partir de quinta-feira (10), a 2ª edição da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental. Com longas-metragens e animações que abordam a questão da sustentabilidade na sociedade contemporânea, o projeto tem exibições gratuitas em todas as quintas-feiras seguintes.

De acordo com o coordenador de programação do Sesc Thermas, Antonio Carlos Bitram, a mostra é dividida nos seguintes eixos temáticos: Lugares, Mobilização e Povos, Água, Economia, Cidades, Contaminação e Globalização. “Todos os trabalhos são internacionais. Alemanha, Canadá, França e Estados Unidos são alguns dos países representados nesta edição em Prudente”, diz.

A abertura ocorre em horário especial na próxima quinta, com a animação Animais Unidos Jamais Serão Vencidos (Alemanha, 2010), às 16h, na área de convivência. O filme conta a história de um grupo de animais africanos que busca soluções para um sério problema: a falta de água. Para reverter a situação, eles resolvem se unir e partir para a guerra contra os humanos. A produção é indicada para todas as idades.

No mesmo dia e local, às 19h, é exibido o filme Quem Controla a Água (Alemanha, 2010), que retrata o controle das empresas francesas Veolia e Suez sobre o abastecimento privado de água nos cinco continentes, além da movimentação que surge para trazer o fornecimento de volta às mãos dos cidadãos. O trabalho é recomendado para maiores de 12 anos.

Na quinta-feira seguinte (17), às 19h, também na área de convivência, a mostra dá espaço para a produção “Amargas Sementes” (USA, Índia, 2011), que levanta questões críticas sobre o custo humano da agricultura geneticamente modificada dentro de uma narrativa baseada em personagens como Ramkrishna, agricultor de algodão que mora em uma região atingida por uma crise de suicídios, e Manjusha, jovem decidida a superar as tradições familiares e se tornar uma jornalista. Pessoas com 12 anos ou mais são indicadas para acompanhar o longa-metragem.

O vazamento de petróleo de 2010, no Golfo do México, e a rede de corrupção que estava por trás dele são tema do longa “Petróleo: O Grande Vício”, que é exibido no dia 24, às 19h. Com classificação indicativa de 12 anos, o filme mostra o que aconteceu depois do fechamento do poço que causou o pior vazamento da história.

Para encerrar a mostra no dia 31, às 19h, ocorre a exibição de “O Povo da Pluma” (Canadá, 2011), que traz imagens dos períodos de inverno no Ártico e aborda a vida dos esquimós nas Ilhas Belcher da Baía de Hudson, no Canadá.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.