Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Assinado contrato para elaborar plano de transporte em PP

Da Redação

Em 24/10/2013 às 15:45

Radiografia do transporte coletivo em Prudente deverá dar segurança para estabelecer melhor modelo operacional

(Foto: Arquivo/Secom)

A Prefeitura de Presidente Prudente assinou, nesta quinta-feira (24), contrato com a empresa que vai promover o diagnóstico e mapeamento sobre a atual situação do transporte coletivo na cidade.

O estudo técnico antecede a elaboração do edital de licitação para escolha da empresa responsável pelo transporte urbano em Prudente. De acordo com a Prefeitura, as informações detalhadas vão nortear o processo de concorrência pública e estabelecer o melhor modelo operacional de transporte coletivo. O contrato com as empresas Pruden Express e TCPP venceu em julho, sendo prorrogado pelo município.

Através do estudo, a população será ouvida sobre o que precisa melhorar no transporte coletivo, como itinerários, conforto dos ônibus, pontos de embarque, entre outros aspectos. "O grande objetivo é de oferecer transporte urbano de qualidade para a população prudentina", diz o prefeito Milton Carlos de Mello (Tupã).

A empresa Edson Marchioro Arquitetura, Urbanismo e Engenharia S/S promoverá o estudo. Segundo o arquiteto e urbanista Edson Marchioro, o trabalho será desenvolvido em diversas etapas. A primeira será de pesquisas e levantamento de dados junto ao usuário do transporte coletivo, além de mapeamentos em relação sistema de transporte, reavaliação tarifária e novas rotas.

Novo modelo

"As informações obtidas com a radiografia do transporte coletivo em Prudente deverão dar segurança ao município para estabelecer melhor modelo operacional de transporte para a cidade, que será exigido no edital. Além de aprimorar o atual sistema radial, modelo bairro/centro e centro-bairro em Prudente, que atende mais de 1,5 milhão de passageiros por mês", explica.

Segundo Tupã, paralelamente ao estudo, a Prefeitura pretende elaborar o Plano de Mobilidade Urbana, com abertura de novas ruas, transposição de fundos de vale, construção de terminais urbanos, entre outras melhorias. “Temos que trabalhar em cima de critérios técnicos para melhorar a qualidade do transporte urbano na cidade”, resume o prefeito.

Edital

Conforme edital, o prazo de conclusão do estudo é de seis meses e a empresa vencedora da licitação ficará responsável pela execução de projeto e remodelação do sistema de transporte coletivo municipal, além de desenvolvimento de atividades técnicas. O investimento para execução da proposta pela empresa especializada em transporte urbano é de R$ 315 mil.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.