Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Exposição relembra história do futebol prudentino

Da Redação

Em 04/06/2014 às 15:04

Instalação está aberta para visitação de 4 de junho a 31 de julho, no Espaço de Artes Visuais do Sesc

(Foto: Cedida/AI)

O Sesc Thermas de Presidente Prudente traz para a cidade, como parte da programação da Copa do Mundo, a instalação fotográfica “Clássico Prudentino – Primeiro Tempo”, que resgata em fotos os momentos de glória de dois times da cidade: Prudentina e Corinthians de Prudente.

A instalação está aberta para visitação de 4 de junho a 31 de julho, no Espaço de Artes Visuais do Sesc. A entrada é gratuita.

Enquanto a bola rolava para a Seleção Brasileira, que foi da frustração de 1950 ao auge na década de 70, o futebol em Presidente Prudente vivia seus melhores dias com as suas equipes. “As pessoas vão poder ver a exposição em uma visita autoguiada na qual cada um pode fazer a própria interpretação sobre a proposta”, explica o coordenador de esportes do Sesc Thermas, Lucas Melo Neves.

As imagens desta mostra foram encontradas em arquivos dos colecionadores Valter Sabino e Sérgio Jorge Alves, pesquisadores e guardiões da história de Corinthians e Prudentina, um foi gandula quando criança, o outro repórter de campo e comentarista e ambos jogaram em equipes da cidade.

O acervo teve recorde histórico de Walter Antunes e traz, por exemplo, a clássica imagem das equipes em formação antes dos jogos, alguns flashes das horas de folga dos atletas, que tinham como um dos seus principais passeios a visita à praça central de Presidente Prudente, e acabam revelando mais do que aspectos do futebol.

Momentos de grande importância para os times também estão na mostra como o embate entre Prudentina e Ponte Preta no estádio do Pacaembu em São Paulo, em 1961, partida decisiva do acesso à primeira divisão paulista em que a Prudentina ganhou na prorrogação por 2x0. Muito da história do interior paulista, das transformações dos costumes e da arquitetura da cidade é mostrada nessas imagens.

Os visitantes podem encontrar também registros de quando Pelé veio jogar em Prudente com 17 anos, logo após ser aclamado pela primeira vez como Rei do Futebol na Copa da Suécia.

“Espero que a iniciativa do Sesc, de mostrar esta história, possa causar nas pessoas um despertar e uma reflexão sobre como temos preservado nossa memória e sobre qual o futuro que desejamos para todos nós, neste planeta redondo como a bola, que vai muito além de um esporte, mas que tão bem pode ser representado por ele”, afirma o organizador da instalação, Walter Antunes.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.