Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Audiência debaterá sustentabilidade hídrica da região

Da Redação

Em 10/03/2015 às 10:00

A Câmara Municipal de Presidente Prudente realizará, em breve, uma audiência pública para discutir a sustentabilidade hídrica da região. O requerimento sobre o assunto é de autoria dos vereadores Geraldo da Padaria e Café, ambos do PT. A data ainda será definida.

De acordo com o texto, a ideia é obter respostas sobre a possibilidade de escassez de água no Oeste Paulista, quais são os estudos existentes das condições de abastecimento hídrico em Prudente e região e suas implicações.

"São várias justificativas para a falta de água iminente, dentre elas a ausência de chuva para justificar a escassez em todo o Estado de São Paulo. Contudo, a estiagem deste ano se torna evidente do quanto o sistema é frágil e quão escassa é a água. É sabido que existe, de tempos em tempos, a revisão dos estudos hidrológicos, a criação de um plano de contingência para condições emergenciais e a necessidade  do pleno funcionamento dos comitês de bacias, além das demais ações que são desenvolvidas pelos  veículos de abastecimento de água em todo o Estado. Entendemos que os investimentos e as parcerias não podem parar e são imprescindíveis, mas as considerações climáticas devem ser reconhecidas", cita Café.

Os vereadores ressaltam que, entre os anos de 2013 e 2014, a mestre e doutora em Ecologia Aplicada Micheli Kowalczuk Machado, pela Universidade de São Paulo (ESALQ/USP), conduziu estudos que mostram que atualmente não existe nenhum tipo de mecanismo de interação entre as ações das Unidades de Conservação e dos Comitês de Bacias Hidrográficas.

"Ela afirma em sua pesquisa que  fatores como a vontade política; a demanda crescente pelo uso da água; e a degradação ambiental dos mananciais; além  da expansão urbana desordenada e o desperdício no próprio Sistema além da falta de um real envolvimento e conhecimento da população acerca da realidade existente, demonstra que não se trata somente de um problema de falta de chuvas. De acordo com a pesquisadora, se não forem realizadas mudanças na forma como os recursos hídricos são geridos, teremos apenas medidas paliativas que terão resultados por um curto período de tempo, além de novos episódios de escassez, talvez ainda piores e que afetarão a economia, a qualidade de vida e o meio ambiente", reforça Geraldo da Padaria.

Para a realização da audiência, serão convidados representantes da Sabesp, Cetesb, Ministério Publico Estadual e Federal, Promotoria do Meio Ambiente, Ciesp/Fiesp, Unesp e demais universidades, secretários municipais, coordenadores das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, entre outros órgãos.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.