Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Espetáculo circense e oficina prometem agitar garotada no domingo

Da Redação

Em 10/07/2015 às 14:30

Criançada ainda pode se divertir com o espetáculo "O Concerto da Lona Preta", que ocorre às 15h de domingo

(Foto: Henrique Alons)

Você se lembra do jogo “cinco marias”, aquela brincadeira que requer cinco saquinhos de tecido cheios de areia? Nesse domingo (12), no Sesc Thermas de Presidente Prudente, uma oficina gratuita ensina a criançada a produzir e brincar de Cinco Marias. A atividade acontece às 10h e às 16h.

A criançada ainda pode se divertir com o espetáculo "O Concerto da Lona Preta", que ocorre às 15h e apresenta tradições circenses, misturadas com músicas do imaginário popular. As atividades são gratuitas.

A peça conta a historia de cinco palhaços esfarrapados que se apresentam sob uma imaginária lona preta e executam um amplo e variado repertório musical de manifestações populares, eruditas e que se tornaram símbolos culturais pela indústria de massa.

Fundada em 1º de janeiro de 2005, a Trupe da Lona Preta busca resgatar a oralidade do palhaço, incluindo em seus espetáculos, os tradicionais fracassos e insucessos dos personagens, que emocionam e fazem rir.

Cinco Marias

A oficina que ocorre às 10h e às 16h ensina o jogo Cinco Marias, conhecida também como pipoquinha, que consiste em uma brincadeira com cinco saquinhos de tecido preenchidos por areia, farinha, grãos de arroz ou feijão, ou cinco pedrinhas.

O participante deve jogar todos os saquinhos no chão (ou outra superfície) e pegar um deles sem tocar nos demais; jogar para o alto o saquinho escolhido, enquanto pega um dos outros quatro que estão no chão, e sem encostar nos restantes; segurar o saquinho na volta, com a mesma mão, antes que ele caia no chão; repetir o mesmo para cada um dos quatro saquinhos.

A proposta é colocar as crianças em contato com a produção de brinquedos, além de apresentar a elas um universo tradicional vivenciado pelos pais.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.