Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Em Pirapó, Semana Santa refletirá os últimos passos de Jesus Cristo

Da Redação

Em 17/03/2016 às 14:45

Atividades começarão com o Domingo de Ramos. Em Pirapozinho serão cinco celebrações

(Foto: Arquivo/Lead )

Para os católicos, o período quaresmal é encerrado com a Semana Santa, que celebra a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. A tradição tem início no Domingo de Ramos e termina no domingo seguinte, o Domingo de Páscoa. A Paróquia São João Batista de Pirapozinho contará com atividades de domingo a domingo.

As atividades serão iniciadas com as celebrações do Domingo de Ramos (20), que relembrarão a entrada de Jesus Cristo na cidade de Jerusalém dias antes de sofrer a paixão, a morte e a ressurreição. Serão cinco celebrações: na Igreja Matriz, as 7h e as 19h, na Igreja São Francisco, as 8h, na Igreja Dom Bosco, as 9h, e na Igreja Nossa Senhora das Dores, 10h.

Na segunda-feira (21), a paróquia realizará a “Procissão do Encontro”. Às 19h30, os homens partirão da Igreja São Judas, em procissão, com a imagem de Nosso Senhor dos Passos, enquanto as mulheres sairão da Igreja Nossa Senhora Aparecida, também em procissão, com a imagem de Nossa Senhora das Dores; ambos com destino à Igreja Matriz, onde ocorrerá o encontro entre a Mãe e o Filho e o padre proclamará o "Sermão das Sete Palavras", em reflexão que chamará os fiéis à conversão e à penitência.

Na terça-feira (22), às 19h30, a "Celebração das Trevas" contará com a recitação de salmos, leituras e orações. A quarta-feira (23) é o único dia em que não haverá atividades paroquiais no período noturno devido a Missa dos Santos Óleos, que ocorrerá às 19h30, na Catedral São Sebastião de Presidente Prudente. São três os óleos abençoados nesta celebração: o do Crisma, dos Catecúmenos e dos Enfermos, que serão usados durante todo o ano pelas paróquias da diocese. Neste dia, em Pirapozinho, a celebração será às 7h, na Matriz

Já na quinta-feira santa (24), às 19h30, a paróquia celebra a Instituição da Eucaristia, quando dá início ao chamado Tríduo Pascal e faz memória da última ceia, noite em que Cristo foi traído. A celebração contará ainda com o rito do Lava Pés, onde o padre repetirá o mesmo gesto de Jesus com os discípulos. Após o término, a comunidade dará início a Vigília Eucarística que ocorrerá até às 15h do dia seguinte.

Na Sexta-Feira da Paixão (25), às 15h, a Igreja Matriz receberá os fieis para a celebração da Palavra e Adoração da Santa Cruz. À tarde, representará o drama da morte de Cristo no Calvário. A Santa Cruz será apresentada à comunidade e venerada. Às 19h, haverá procissão com saída da praça da Matriz, que meditará o caminho que Jesus percorreu até a crucifixão e morte na cruz.

A celebração do Sábado de Aleluia ocorrerá às 20h30. Todos os elementos especiais da Vigília Pascal querem ressaltar o conteúdo fundamental da noite: a Páscoa do Senhor, sua passagem da morte para a vida.

A comunidade encerrará a Semana Santa com as celebrações do Domingo da Ressurreição, ou Domingo de Páscoa. As celebrações ocorrerão às 8h (Igreja São Francisco), 9h (Igreja Dom Bosco), 10h (Igreja Nossa Senhora das Dores) e 19h (Igreja Matriz).

As celebrações do Tríduo Pascal (Quinta, Sexta e Sábado) também ocorrerão nos mesmos horários na Igreja Dom Bosco, onde está instalado o Lar São Miguel Arcanjo na Providência de Deus.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.