Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prefeitura de PP adota sistema digital para cobrança de dívidas

Da Redação

Em 27/04/2016 às 18:16

A Prefeitura de Presidente Prudente vai adotar um sistema digital especializado para a cobrança de dívidas tributárias visando aumento da arrecadação municipal. Nesta semana, procuradores e assessores passam por treinamentos para potencializar o uso do Sistema de Automação da Justiça (SAJ).

O SAJ tira de cena os processos físicos e elimina - além das pilhas de papel que se acumulam sobre as mesas - uma série de entraves burocráticos que atrasa o andamento processual. Com o sistema, Prudente se junta ao grupo espalhado por cinco Estados brasileiros que já trabalha em busca da redução da burocracia e do tempo de ajuizamento dos processos.

Para operar a solução SAJ, treinamentos estão sendo prestados pela empresa que desenvolve o sistema. As capacitações para procuradores e assessores se estendem até a quinta-feira (28). Os cursos são realizados na Unoeste.

Com o processo físico, as prefeituras podem levar até cinco meses para ajuizar 20 mil execuções. Já com o sistema integrado, o procedimento será feito em apenas quatro horas. "Os procuradores municipais terão a agilidade e a eficiência processual como aliadas. A partir do momento que estiver em pleno andamento, eles poderão trabalhar com mais qualidade", comenta o prefeito Milton Carlos de Mello (Tupã).

O uso do processo digital está previsto em ações trabalhistas, indenizatórias, possessórias e na execução fiscal no âmbito da Procuradoria Geral do Município.

Números

Em Florianópolis, por exemplo, o tempo de ajuizamento dos processos diminuiu em 97%, caindo de 276 dias nos processos físicos para 58 horas nos processos digitais. Além dessa desburocratização e agilização dos processos, o sistema estimulou inadimplentes a procurarem o município, um dos principais motivos pelo qual o número de negociações cresceu 42%. A arrecadação oriunda das dívidas ativas saltou de R$ 2 milhões para R$ 8 milhões.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.