Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Portal permite pesquisar registros de nascimento e óbito no Estado

Agência Brasil

Em 01/08/2016 às 18:18

Para fazer a busca, é preciso se cadastrar no portal e pagar uma taxa tabelada de R$ 14,30

(Foto: Arquivo)

Já é possível buscar, por meio da internet, registros de nascimentos e óbitos nos 836 cartórios de Registro Civil do Estado de São Paulo. No portal, o cidadão poderá pesquisar registros civis lavrados desde 1976 e solicitar segunda via da certidão em formato físico ou eletrônico, recebendo em casa, por email ou retirando no cartório mais próximo.

O sistema de buscas foi idealizado e desenvolvido pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) e faz parte da Central de Informações do Registro Civil (CRC), regulamentada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que prevê que os registros públicos devem implantar as ferramentas de registro eletrônico em todos os seus serviços.

Para fazer a busca, é preciso se cadastrar no portal e pagar uma taxa tabelada de R$ 14,30. Se o usuário solicitar a certidão do registro pesquisado, o montante pago pela busca será abatido do valor da certidão. De acordo com a Arpen-SP, há cartórios que já disponibilizaram em sua base registros anteriores ao ano de 1976, que é o período determinado pelo CNJ.

Serviço

Para realizar buscas basta acessar: www.registrocivil.org.br.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.