Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prudente soma 36 casos de tuberculose; homens são maioria

Da Redação

Em 08/11/2016 às 15:23

Segue até o final deste mês a segunda fase da Campanha de Intensificação pela busca ativa de novos casos de tuberculose em Presidente Prudente. Até o momento, são 36 registros da doença neste ano.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), são 26 homens e 10 mulheres afetados pela doença. Do total, são 29 novos casos, cinco recidivos [quando a doença retorna] e dois retornos ao tratamento. Já em 2015, foram 31 catalogações, sendo 29 novas e duas recidivas.

Segundo dados da VEM, os casos estão espalhados sendo registrados no Cambuci, Humberto Salvador, Nova Planaltina, Belo Galindo, Santa Mônica, Paulista, Vila Nova, Alto da Boa Vista, Ana Jacinta, Brasília, Centenário, Cinquentenário, Esplanada, Guanabara, Vale do Sol, Vila Aurélio, Formosa, Iti, Líder, Luso, Marcondes, Ocidental e Residencial Nosaki. Além de três moradores de rua que contraíram a doença.

A faixa etária mais acometida com a doença é a dos 20 aos 29 anos, que registrou nove casos. Na sequência, as faixas etárias dos 30 aos 39 e dos 40 aos 49 contabilizam oito registros positivos cada.

A tuberculose pode surgir em várias partes do corpo, sendo que a transmissível é a forma pulmonar. "E essa é a que mais prevalece em Prudente. Segundo os dados, são 29 pulmonar e sete em outras partes do corpo, sendo oftálmica, ganglionar, múltiplos órgãos e vias urinárias", explica a educadora de saúde da VEM, Elaine Bertacco.

Ações

No dia 23, haverá uma palestra para os enfermeiros e agentes de saúde das Estratégias de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde), às 8h30, em local a ser definido. Na programação consta a distribuição de kits educativos em todas as unidades de Saúde para busca ativa da doença. A VEM afixará também faixas nas ruas. "Através da campanha, a intenção é identificar casos precocemente, evitando a transmissão e óbitos pela doença", conclui.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.