Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Projetos sociais conscientizam participantes do Inter Prudente

Da Redação

Em 14/11/2016 às 10:24

No Espaço Tenda, painel do Interdiversidade promove frases que vislumbram “um mundo sem racismo, machismo e homofobia”

(Foto: Cássio Oliveira/AI)

Quem pensa que o Inter Prudente 2016 é apenas a disputa de modalidades esportivas e realização de shows e festas está enganado. O evento vai mais além. Pensa também no engajamento social. Além do Projeto Catalendas, que proporcionou atividades socioeducativas para cerca de 30 crianças e adolescentes do Lar Santa Filomena, outras seis movimentações do mesmo porte são desenvolvidas na cidade-sede.

No Espaço Tenda, localizado no Recinto de Exposições Jacob Tosello, a Comissão Sociocultural do Inter Prudente 2016 disponibiliza estandes de duas ações educativas: Previna-se e o Interdiversidade. O primeiro conscientiza o meio universitário em relação a prevenção e manutenção de DSTs (doenças sexualmente transmissíveis), cuidados com a transmissão dos vírus causadores da Aids e da hepatite B e C, o abuso excessivo de álcool, além da distribuição gratuita de preservativos.

“A orientação começa por volta das 14h30 e terminamos quando os shows são finalizados. Aqui na Tenda temos um espaço específico, com painéis explicativos e a distribuição de preservativos. No palco, durante intervalo de apresentação de uma banda e outra, são exibidos vídeos institucionais com temas que pautam o Previna-se”, expõe Caio Camillo, Gugu, estudante do curso de Administração de Empresas da Unesp de Tupã, que é um dos componentes da Comissão Sociocultural do Inter Prudente 2016.

Já o Interdiversidade é uma iniciativa que orienta sobre o preconceito, discriminação e intolerância. No painel do projeto consta uma frase principal “Por um mundo sem racismo, machismo e homofobia”. “O Interdiversidade tem esse viés despertador nos jovens universitários. Ainda há frases paralelas que servem de reflexão”, enfatiza Aline Noronha, Zuleide, que cursa Física na Unesp de Guaratinguetá e também integrante da Comissão Sociocultural do evento, que conta com o apoio de empresas júnior da Unesp.

Pensamento coletivo

O Inter Prudente 2016 conta ainda com mais quatro projetos. O Tenda do Atleta, que funciona no Ginásio de Esportes Watal Ishibashi, no Jardim Aviação, com atendimento exclusivo para os competidores.

De acordo com Noronha, são disponibilizados isotônicos, fisioterapia e orientação física. O outro é o Interação. “Essa ação é nova e visa a inclusão de pessoas com deficiência [PcD] na sociedade através do meio universitário. Inclusive, na terça-feira, às 14h, no Ginásio de Esportes, ocorre um jogo amistoso de basquete sobre rodas entre Prudente e Rio Preto [duas cidades com tradição na modalidade]”, pontua.

O quinto é o InterRecicla, que tem como objetivo fazer a gestão de resíduos sólidos recicláveis durante os quatro dias de competição. Entretanto, a iniciativa já começou bem antes da estreia do Inter Prudente 2016 e reuniu os alunos dos 23 campi da Unesp, que fizeram a arrecadação de lacres de latas de cerveja e de refrigerantes. A doação, inclusive, já ocorreu na quinta-feira (10) para a Associação das Acácias. O material arrecadado – os lacres – será vendido e revertido em cadeira de rodas e de banho, além de muletas.

Conforme Noronha, o Doa Unesp, que é o sexto projeto social, já foi realizado e antecedeu o Inter Prudente. “Todos os campi da Unesp envolvidos promoveram campanhas de doação de sangue no primeiro e segundo semestre e tiveram que apresentar a listagem com os alunos doadores. É uma atividade que salva vidas”, expõe a aluna de Física e componente da Comissão Sociocultural.

Previna-se e Interdiversidade terminam na segunda-feira (14). Interação, InterRecicla e Tenda do Atleta seguem até terça-feira (15), último dia de jogos. (Com Assessoria de Imprensa)

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.