Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Campanha do diabetes realiza mais de 300 testes de glicemia em PP

Da Redação

Em 18/11/2016 às 09:58

Além de realizar o teste rápido de glicemia capilar, acadêmicos ministraram orientações sobre como prevenir e controlar o diabetes

(Foto: Cedida/AI)

Mais de 300 pacientes foram atendidos durante campanha realizada para estimular a prevenção do diabetes, em Presidente Prudente. A ação durou cerca de três horas, nessa quinta-feira (17), e foi conduzida por alunos da Faculdade de Farmácia no AME e Hospital Regional “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo”.

A campanha é alusiva ao dia mundial de combate à doença, celebrado oficialmente em 14 de novembro. Além de realizar o teste rápido de glicemia capilar (que avalia a dosagem de glicose no sangue), os acadêmicos ministraram orientações sobre como prevenir e controlar o diabetes.

A atividade, segundo a coordenadora do Grupo de Trabalho de Humanização do AME e membro da comissão organizadora, Carla Neves, foi considerada positiva, devido à adesão dos participantes. "Todos os anos fazemos orientações aos pacientes, acompanhantes e colaboradores, mas dentro ou no pátio do AME. Para esta ação, pensamos em algo que contemplasse uma parte maior da sociedade, por isso, abrimos a campanha para quem quisesse participar", apontou.  

De acordo com o endocrinologista do AME, Rodrigo Bastos, metade das pessoas com diabetes não sabem que têm a doença. “Se a pessoa tem histórico familiar e está com sobrepeso, é preciso fazer um acompanhamento frequente da glicemia, mas infelizmente muitas pessoas ainda esperam ter algum sintoma para procurar se informar”, alerta o médico.

Sobrepeso, consumo excessivo de alimentos industrializados e o sedentarismo contribuem para o desenvolvimento do diabetes, conforme explica a endocrinologista do ambulatório de especialidades, Mariana Zambelli. Dessa forma, a adoção de hábitos saudáveis de alimentação e a prática regular de atividades físicas são essenciais para evitar o surgimento da doença.

A campanha de orientação ao diabetes foi organizada pelo Grupo de Trabalho de Humanização do AME, juntamente com o Centro Integrado de Humanização do HR, em parceria com o Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmet) de ambas as unidades.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.