Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Sesc Thermas recebe tradicional grupo paulistano "Samba da Vela"

Da Redação

Em 15/02/2017 às 18:32

No último "Sexta do Samba" da temporada, música só acaba quando a vela se apaga

(Foto: Cedida/AI)

Na próxima sexta-feira (17), o Sesc Thermas de Presidente Prudente recebe o grupo paulista "Samba da Vela" para o último show do projeto "Sexta do Samba". No show, uma vela funciona como o cronômetro da apresentação. O show começa quando a vela é acesa, e acaba quando ela se apaga.

O som começa às 20h, na área de convivência. A entrada é gratuita para quem trabalhar no comércio e for credenciado no Sesc. Os outros públicos pagam entre R$ 5 a  R$ 10.

Samba da Vela

Acendeu a vela, o samba já vai começar. Há 15 anos, na Zona Sul de São Paulo, é a chama e esse verso que dão início a uma roda com compositores de toda a cidade que se juntam aos afilhados de Beth Carvalho, fundadores da comunidade Samba da Vela: Chapinha, os irmãos Magnu Sousá e Maurílio de Oliveira (que integravam o Quinteto em Preto e Branco) e Paquera.

Todas as segundas-feiras, uma mesa é posta no meio de um galpão da Casa de Cultura de Santo Amaro, na zona sul de São Paulo (SP). No centro do móvel com toalha de renda nas cores branca, azul e rosa, uma vela é acesa às 20h45 e ilumina uma roda de músicos, compositores e amantes da batucada, ao redor da chama que se queima enquanto a música toca.

O grupo foi criado em 2000 por José Alfredo Gonçalves de Miranda (o Paquera), José Marilton da Cruz (o Chapinha) e os irmãos Maurílio e Magno de Oliveira Souza. A madrinha do grupo é a renomada sambista carioca Beth Carvalho, que já gravou dois sambas vindos da roda: “Melhor Pra Nós Dois” e “A Comunidade Chora”.

Nesse ritmo de raiz, priorizando as canções, a comunidade Samba de Vela chega aos 16 anos de idade com dois discos gravados e a indicação, em 2013, à categoria de Melhor Samba no Prêmio da Música Brasileira.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.