Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Como acolhimento, Catedral tem primeira missa em Libras

Da Redação

Em 27/03/2017 às 19:25

Monsenhor divide altar com intérprete de Libras para acolhimento aos surdos

(Foto: Maycon Morano/Cedida)

Foram apenas três bancos nas primeiras fileiras da Catedral de São Sebastião, a igreja matriz de Presidente Prudente. Bancos que estiveram reservados para a acolhida aos “novos convidados” para a missa das 19h de domingo (26). Pela primeira vez, surdos e surdas puderam acompanhar e compreender a Palavra e a ritualística da missa, que foi interpretada em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

“Hoje foi a introdução de mais esse serviço de acolhimento para as minorias; para as pessoas com deficiência. Agradeço desde já a Associação de Surdos e Surdas de Presidente Prudente e Região [ASSPP], que juntamente com a paróquia, estamos fazendo a parceria”, ressaltou ao final da celebração o monsenhor José Antonio de Lima.

O pároco ainda comentou a “preocupação” de todos durante a celebração para que ocorresse “tudo bem, para que nossos irmãos possam compreender o momento que estamos vivendo”. “Desde já estamos agradecendo a ASSPP e às interpretes que nos proporcionaram este momento para nossos irmãos. É um gesto de caridade e de acolhida, porque a Casa do Senhor é uma casa de todos”, finalizou.

A missa foi interpretada por Isabel Marinho Menezes, Fernanda Luzia de Jesus Diamante e Thiago Augusto Osmundo de Lima – este, apesar de também ser intérprete, realizou a oralização da missa aos surdos que ainda não conhecem a Libras; o ato, neste caso, consistiu na leitura labial do intérprete.

A partir de agora, em parceria com a ASSPP, as missas das 19h aos domingos serão interpretadas em Libras na Catedral. Além disso, a parceria também resultou no primeiro curso de capacitação de Libras para surdos, familiares e a comunidade em geral. Será de 5 de abril a 28 de junho deste ano, todas as quartas-feiras, das 19h às 21h, no Salão Paroquial da Igreja Matriz.

Serviço

As inscrições e informações para o Curso de Libras podem ser feitas pelo telefone: (18) 99721-3916. As aulas serão ministradas por instrutores surdos, com o apoio de intérpretes.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.