Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Oficina ensina a montar hortas urbanas e construir composteira

Da Redação

Em 03/04/2017 às 16:10

Com duração de três dias, atividade é gratuita e tem vagas limitadas

(Foto: Cedida)

Quer aprender a montar a sua própria horta urbana, livre de agrotóxicos, e ainda conhecer as etapas de construção de uma composteira? O Sesc Thermas de Presidente Prudente ensina tudo isso a partir de quarta-feira (5), por meio da oficina Agricultura Urbana e Sustentabilidade. A atividade gratuita tem duração de três dias, das 15h às 17h30. As inscrições estão abertas na central de atendimento da unidade.

A oficina compõe a programação especial do Dia Mundial da Saúde, que em abril promove 17 atividades relacionadas ao tema. O biólogo e professor Rodrigo Borges Cardozo, de Presidente Prudente, conduz a oficina, dando dicas para a montagem de hortas verticais e a construção de composteiras e hortas orgânicas em espaços urbanos por meio de técnicas simples e utilização de materiais do dia a dia.

Agricultura Urbana

Em meio a tantos alimentos com agrotóxicos, cresce o número de adeptos à alimentação saudável e ao consumo de produtos cultivados em casa. Como a grande maioria da população vive em zonas urbanas, é cada vez mais necessário o conhecimento sobre a adaptação do cultivo de alimentos saudáveis em espaços urbanos e verticais. Mesmo em espaços reduzidos, é possível ter uma hortinha orgânica com manjericão, cebolinha, salsinha, menta e hortelã, por exemplo.

Além de economizar dinheiro, ter uma horta em casa, ou no entorno dela, significa poder colher somente o que for comer e utilizar os ingredientes na hora, fresquinhos e sem desperdício, e ainda sabendo a procedência do plantio.

A construção de hortas faz as pessoas mudarem a relação com a comida, dando mais valor ao que consomem, visto que não é tão rápido para uma planta crescer e ficar pronta para o consumo (e essa noção nem sempre é conseguida por quem só consome vegetais e verduras embaladas e comercializadas pelos mercados).

As hortas urbanas beneficiam o ambiente como um todo, além de favorecer a relação da comunidade com o bairro e o seu entorno, por meio do cultivo ecológico de alimentos e ervas medicinais.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.