Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Alba retoma projeto que beneficia crianças expostas ao HIV

ROGÉRIO MATIVE

Em 04/09/2017 às 09:10

Apresentado pela primeira vez em abril, o projeto de lei que dispõe sobre a distribuição de leite em pó para crianças verticalmente expostas ao HIV durante os primeiros dois anos de vida será retomado em Presidente Prudente. Na noite desta segunda-feira (4), a proposta será discutida em plenário durante sessão ordinária.

Da vereadora Alba Lucena (PTB), a medida aponta que será disponibilizada a fórmula infantil para mães comprovadamente carentes, sem recursos financeiros para aquisição do alimento. "As crianças podem ser infectadas pelo HIV, vírus da Aids, durante a gestação, o parto ou por meio da amamentação. É o que se chama de transmissão vertical do HIV", explica a parlamentar.

Segundo o Ministério da Saúde, a taxa de transmissão vertical do HIV pode chegar a 20%, sem ações de prevenção. "Com essas ações, no entanto, a transmissão pode reduzir-se para menos de 1%. Essa proposição visa facilitar a adoção de uma das medidas de prevenção: a suspensão do aleitamento materno, substituindo-o por leite artificial e outros alimentos, de acordo com a idade da criança", defende.

Atualmente, a Secretaria Estadual de Saúde distribui leite em pó para crianças nascidas de mães portadoras do vírus HIV durante os primeiros seis meses de vida. "Não há dúvida de que o leite materno até os dois anos de idade é o mais importante alimento para a criança, que no caso de possuir a mãe portadora de doença infectocontagiosa deve receber a fórmula infantil de leite em pó para suprir o leite da mãe", pontua.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.