Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prefeitura recua e líder garante manutenção de Prontos Atendimentos

Unidades da Cohab e Santana devem seguir com atendimento noturno

ROGÉRIO MATIVE

Em 03/05/2018 às 07:54

Willian Leite garantiu a manutenção do funcionamento dos PAs do Jardim Santana e Cohab

(Foto: Reprodução/TV Câmara)

O atendimento dos Prontos Atendimentos (PA) da Cohab e Jardim Santana será mantido sem alterações. É o que garante o líder do governo na Câmara Municipal, Willian Leite (PPS), após os vereadores aprovarem a realização de audiência pública para o debate sobre a possível reestruturação da rede municipal de saúde de Presidente Prudente. A sessão ordinária dessa quarta-feira (2) contou com discursos inflamados e a entrega de um abaixo-assinado com cerca de 4 mil assinaturas.

Inicialmente, o secretário municipal de Saúde, Valmir da Silva Pinto, anunciou apenas a realização de estudos para a reestruturação da rede de urgência e emergência visando a manutenção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Norte, localizada no Jardim Guanabara, prevista para maio. O objetivo é equalizar a oferta do serviço, sem criar desequilíbrio nas contas da Prefeitura.

Contudo, em seguida, o prefeito Nelson Bugalho (PTB) confirmou as possíveis mudanças apesar de solicitar um novo estudo sobre a manutenção do PA do Jardim Santana. "Os PAs funcionam a partir das 19h. Nós vamos antecipar a abertura do PA e começa a funcionar a partir das 17h, porém, ele encerra seu atendimento às 22h. Nós não temos como ter tudo. Gostaríamos de ter condições financeiras de não mudar absolutamente nada e simplesmente abrir a UPA, mas a realidade econômico-financeira do município, do país como um todo não nos permite isso", falou, na ocasião.

A informação criou uma mobilização de vereadores e moradores da Zona Leste contra as alterações nos atendimentos, culminando no requerimento de providência pedindo a realização de audiência pública, que foi aprovada na sessão ordinária dessa quarta-feira. A audiência está marcada para a próxima quarta-feira (9), na Câmara Municipal.

"Quero deixar bem claro: vereador não abre UPA [Unidade de Pronto Atendimento] e não fecha PA. Nós somos representantes da população. Nada mais justo que trazer uma audiência pública. Hoje pela tarde [quarta-feira] estive no gabinete do prefeito junto com o líder Willian Leite e o vereador Wellington Bozo [PSDB] e fui pedir a resposta do prefeito. Ele me deu uma resposta, que me satisfez. Eu estou igual São Thomé, só acredito vendo. Por isso que vou manter meu requerimento [sobre a audiência]", discursou Demerson Dias (PSB), autor do pedido de audiência.

Em seguida, o líder do governo no Legislativo, Willian Leite, garantiu a manutenção do funcionamento dos PAs do Jardim Santana e Cohab. "Estivemos à tarde com o prefeito e secretários e, nesse instante, acabei de receber através do secretário de Relações Institucionais, Rogério Galindo uma informação. Em que pese essa informação, eu votei sim pela audiência pública, mas creio que vai perder objeto se confirmar essa informação", falou.

"O prefeito municipal, Nelson Bugalho demonstrou, nessa tarde, uma preocupação muito grande. Não é a vontade dele diminuir o horário dos prontos atendimentos. E a informação que obtive é que os PAs não terão diminuição dos seus respectivos horários. Presidente Prudente tem um dos melhores atendimentos do Brasil em questão de saúde pública e agora com a UPA será ainda melhor. Em suma, senhor presidente, os PAs terão seus horários mantidos", garantiu, após ser vaiado em vários momentos pelas pessoas presentes na galeria do plenário.

Demerson Dias elogiou a atitude tomada por Bugalho, mas pediu um documento oficializando a promessa revelada por Leite durante a sessão. "Fico contente com essa fala do líder do prefeito. Quando é líder fala em nome do prefeito. E o prefeito se posicionando que não vai fechar. A gente espera uma resposta oficial. Vai ser um prazer retirar a audiência pública se continuar o atendimento da forma como que é. Agora, o prefeito manda esse ofício assumindo a responsabilidade, assumindo a continuidade do serviço", pontuou.

Cobrou planejamento

Para Izaque Silva, alterar o atendimento de PAs para garantir a abertura da UPA do Guanabara é "trocar seis por meia dúzia". Ele cobrou "maior planejamento" do Executivo antes de divulgar mudanças na rede municipal de saúde.

"Uma unidade de saúde não se fecha. O governo tem que estudar muito bem suas ações antes de divulgar depois de um planejamento com muito critério. É um absurdo uma proposta dessa. Abrir UPA e fechar dois Prontos Atendimentos é trocar seis por meia dúzia e com um prejuízo para a nossa comunidade, um prejuízo muito grande. A população de Prudente mostrou que está atenta. Independente de ter audiência ou não, a população já se manifestou", frisou.

Segundo o presidente do Legislativo, Enio Perrone, existe uma demanda em atendimentos no período noturno, que é suprida pelos PAs. "Aqueles que têm ido aos postos de saúde, e eu sei que tem vereador indo de noite e de madrugada vendo o número de atendimentos, estão vendo que não combina com o que foi dito para nós aqui, que se atenderia uma ou duas pessoas só, não é essa a realidade", comentou.

"A democracia é assim, ouvindo a população. A Câmara Municipal de Prudente se manifestou, desde o início, ser contrária. E o clamor do povo vai decidir sim, para que não fechem os PAs", disse Anderson Silva (PSB).

Conforme apuração do Portal, uma reunião na Prefeitura entre o prefeito Nelson Bugalho e o secretário Valmir da Silva Pinto está marcada para a manhã desta quinta-feira (3), com o objetivo de debater o assunto.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.