Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Reabilitação equestre amplia vagas para pacientes com sequelas e distúrbios

Da Redação

Em 30/06/2018 às 11:28

Na recuperação equestre, são trabalhadas questões psicomotoras em treinos de equilíbrio, coordenação e força

(Foto: João Paulo Barbosa/AI Unoeste)

Em Presidente Prudente, serão ampliadas as vagas para pacientes com sequelas neurológicas ou distúrbios psicomotores atendidos pelo Programa de Recuperação Equestre desenvolvido por meio de parceria entre a Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) e Polícia Militar.

Os atendimentos que no primeiro semestre ocorreram uma vez por semana, passarão a ser duas vezes e ainda haverá opção de horário: manhã ou tarde.

“Os pacientes têm a possibilidade de receber um atendimento de qualidade e gratuito, de um método de tratamento que pouco existente na região e no Brasil. Além disso, os pacientes melhoram o seu quadro e, em geral, foram observadas melhora de controle de tronco [postura], equilíbrio, força muscular, comunicação, fala, socialização, noção corporal, de espaço e tempo”, conta a professora Maria Tereza Artero Prado Dantas.

A formalização da parceria teve início em fevereiro deste ano. Até este mês, foram 13 encontros dos profissionais com os pacientes, incluindo 11 sessões de atividades equestre na sede do 18º Batalhão de Presidente Prudente, avaliação e reavaliação na clínica de fisioterapia da universidade.

Estiveram envolvidos 13 policiais, sob o comando do capitão Ives Minosso de Almeida Ramos. Já a universidade disponibilizou 65 alunos das graduações em Fisioterapia, Fonoaudiologia e Psicologia, orientados e acompanhados pelas professoras Maria Tereza, Sandra Silva Lustosa e Rosana Vera de Oliveira Schicotti.

Na recuperação equestre, são trabalhadas questões psicomotoras em treinos de equilíbrio, coordenação e força, incluindo outros procedimentos para melhorar o desenvolvimento físico e proporcionar o bem-estar.

“O desenvolvimento do programa nos proporcionou aproximação a sociedade que, vivenciando parte de nossas rotinas e frequentando nossas instalações, passa a conhecer melhor a Companhia de Força Tática e a Polícia Militar do Estado de São Paulo. Por fim, o programa nos proporcionou aprimoramento técnico e aperfeiçoamento de nossos conhecimentos, estreitando os laços com professores, alunos, usuários e demais integrantes da sociedade”, diz o capitão Minosso.
 
Sobre o novo ambiente, Maria Tereza diz que ele permitiu que os atendimentos fossem executados perfeitamente, com animais preparados para a hipoterapia. "Com policiais militares treinados para execução dos atendimentos, com música para facilitar a aproximação dos pacientes aos animais e a equipe, permitindo muito aprendizado e troca de experiência. As famílias dos pacientes adoraram a parceria e estão muito felizes com ela”, afirma.
 
O retorno após as férias escolares está previsto para 1º de agosto, com as avaliações dos pacientes que continuarão em atendimento e dos pacientes novos que iniciarão no programa, sendo que os atendimentos na cavalaria ocorrerão, provavelmente, a partir da segunda ou terceira semana do mês.
 
Em relação às vagas, os interessados devem procurar a Clínica de Fisioterapia da Unoeste e preencher uma ficha de triagem na recepção. “Assim que abrirem as vagas, nós entraremos em contato e chamaremos para uma avaliação, para verificar se o paciente realmente apresenta indicação ao tratamento. E os pacientes irão sendo atendidos durante um período de tempo e encaminhados a outros serviços conforme a necessidade”, anuncia.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.