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Excesso de bagagem pode comprometer desempenho do carro

Da Redação

Em 21/12/2017 às 14:38

Além da manutenção preventiva, repensar os objetos levados para as férias proporciona um trajeto mais seguro

(Foto: Arquivo)

Na hora de preparar a viagem de férias, seja com a família ou amigos, a organização da bagagem representa cuidados que podem fazer a diferença na segurança dos ocupantes do veículo e até mesmo na economia de combustível.

Ao transportar malas, a dica é não deixar objetos soltos espalhados pelos bancos. Em caso de frenagem, por mais leves que sejam, elas podem ser arremessadas e podem atingir alguém com peso multiplicado. O mais indicado é acomodar toda a bagagem no porta-malas. Se faltar espaço, é preferível acomodar objetos embaixo do assento do passageiro e do motorista.  

A atenção no transporte de bagagem do lado de fora do veículo, que deve estar de acordo com as normas previstas em lei. A Resolução 349/10 do Contran – Conselho Nacional de Trânsito determina que, nestas condições, a carga ou bicicleta levada no exterior do automóvel de passeio ou utilitário deve estar afixada, garantindo que não haja risco de se soltar no trajeto.

O objeto também não pode obstruir as luzes de freio e setas. Ainda pela norma, é proibido transportar objeto que exceda a largura do veículo ou que obstrua a visão da placa traseira. No caso do uso da segunda placa de identificação, ela deve ser posta em local visível, no para-choque ou na carroceria, com suporte adaptador.

Os bagageiros devem ser fixados de acordo com as condições estabelecidas pelo fabricante do veículo. As cargas, considerando a altura do bagageiro ou suporte, não podem passar de 50 centímetros de altura.  

Sobrepeso

Planejar e levar somente o necessário para as férias pode evitar imprevistos com o carro e ajuda no manuseio dos objetos durante o passeio. Colocar a mala mais pesada por baixo é uma forma de preservar os itens e de precaver os passageiros de trás do impacto intenso.

O sobrepeso do carro afeta ainda a suspensão e os freios, que têm influência direta no controle do veículo. A suspensão é sentida por meio dos ruídos e das folgas no sistema. Mudanças no funcionamento do volante também podem ser sentidas se o veículo estiver com sobrecarga.

O condutor precisa manter atenção quanto ao superaquecimento dos freios, que tem como sinal característico o amolecimento do pedal que exige pisadas mais fundas para funcionar, especialmente se o trajeto tiver muitas decidas.  

 Calibragem e manutenção

Atenção redobrada com o pneu é sempre necessária ao pegar a estrada, principalmente se o carro vai rodar com o porta-malas carregado. A calibragem mantém a estabilidade do veículo e evita o desperdício de combustível.

O motorista deve calibrar os pneus nos primeiros quilômetros rodados, quando estiverem ainda frios. Com o aumento da pressão da temperatura da carcaça, que ocorre quando o carro está em trânsito, o ar fica expandido e causa o aumento da pressão que ocasionará na calibragem incorreta.  

 “O motorista deve se atentar ao manual do seu veículo. Nele constam as informações sobre a calibragem ideal dos pneus para a rodovia, a vida útil dos componentes e a hora de serem substituídos conforme a quilometragem, capacidade do porta-malas, entre outros dados relevantes para a segurança e bom desempenho do carro”, afirma o engenheiro de Saúde e Segurança do Trabalho da Cart, Nivaldo Bautz.  

Antes de sair de viagem, é fundamental verificar o nível do fluído de freio, do limpador do para-brisa, radiador e a data de troca de olho do motor. Se estiver próxima, o melhor é substituí-lo por um novo.

Em trajetos mais longos, o ideal é fazer uma revisão completa no carro, que inclui ainda checagem de pastilhas de freio, limpeza das velas, das luzes dos faróis e das setas. Também devem estar no checklist suspensão, cinto de segurança, parte elétrica, alinhamento e balanceamento dos pneus.

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