Carlos Hideki
Em 20/11/2010 às 12:02
Durante o mês de dezembro, o movimento no quadrilátero central de Presidente Prudente aumenta. Para garantir a segurança da população, além das viaturas convencionais, a Polícia Militar reforça o patrulhamento na área com a Operação Papai Noel, que envolve o Grupamento da Cavalaria, as motocicletas da Rocam e a Força Tática.
O capitão PM Flávio de Oliveira Martinez comenta que a cavalaria em Presidente Prudente conta com nove cavalos e nove cavaleiros. “Esses policiais passaram por um treinamento na Capital do Estado chamado tropa montada, no qual aprenderam como trabalhar com os animais”, conta.
Segundo o capitão, a cavalaria tem uma rotina de patrulhamento na cidade, mas será altera em dezembro. “Praticamente todos os dias fazemos vistorias. De tempos em tempos é feito um policiamento na área central, nas proximidades dos bancos, e no fim da tarde vamos para o Parque do Povo. Também são realizadas operações específicas, como em jogos de futebol. Agora em dezembro participaremos da operação com dedicação exclusiva ao policiamento no centro”, explica.
De acordo com o comandante da 5ª Companhia, capitão PM Carlos Olivetti, o policiamento no quadrilátero central será reforçado entre os dias 9 e 23 de dezembro. “A operação Papai Noel é realizada anualmente no período que antecede o Natal, pois registra-se um aumento considerável no movimento de pessoas no centro comercial, bem como o horário de funcionamento do comércio nesse período é estendido até as 22h”, explica.
Olivetti afirma que a área receberá o patrulhamento de duas viaturas da PM, responsáveis pelo setor, e o reforço diário da Força Tática, da Rocam e do Grupamento da Cavalaria. “Além desse efetivo, os policiais militares que integram a Banda de Música do CPI-8 [Comando de Policiamento do Interior] e parte do efetivo administrativo, ou seja, os policiais que normalmente trabalham no interior dos quartéis, serão remanejados para reforçar o policiamento das ruas do centro da cidade e também no Terminal Rodoviário”, adianta.
A PM dá algumas dicas para a população que pretende fazer as compras no centro de Prudente. “Procure não transitar em locais mal iluminados, mesmo que seja para cortar caminho. Evite andar com grande volume de dinheiro no bolso e muito menos manuseá-lo na presença de estranhos. Prefira fazer as compras utilizando cartão de crédito, pois é mais seguro”, orienta o capitão Olivetti.
Ele ainda sugere que bolsas e sacolas de compras devem ser transportadas junto ao corpo, evitar fazer compras sozinho e não deixar bolsas, carteiras ou objetos comprados em locais que possam ser furtados. “Se precisar usar o provador, levá-los junto”, indica.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.