Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Conseg tenta brecar comemorações da Copa no Parque do Povo

Maycon Morano

Em 01/07/2010 às 17:42

Com as vitórias da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo, as comemorações dos prudentinos têm se concentrado no trecho final do Parque do Povo, com “música alta, batucada e algazarra”, segundo o Conselho Comunitário de Segurança de Presidente Prudente (Conseg-Sul). Assim, para coibir a poluição sonora, o órgão quer brecar as festas após os jogos.

O pedido foi feito à Polícia Militar (PM) pelo presidente do Conseg-Sul, Rodrigo Romão, através de um ofício que também cita o “abuso” de som em altos decibéis que ocorreriam “todos os domingos no período da tarde, alongando-se durante a noite”.

No ofício, Romão informa que “as comemorações envolvem a execução de forte e intensa batucada, com uso de tambores e grande algazarra e gritaria coletiva pelas inúmeras pessoas que ocupam tanto a área verde do Parque do Povo, bem como a via de trânsito de veículos”.

“As pessoas param lá no Parque do Povo com seus veículos com o som nas alturas. Isso tem piorado com a Copa do Mundo. Os moradores daquela região têm procurado a gente para reclamar dessa situação. Queremos uma atuação mais enérgica da PM nesse sentido”, diz Romão ao Portal.



Entretanto, o comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar do Estado de São Paulo, tenente-coronel Geraldo Fernando Néspoli Berardinelli, afirma que o local foi escolhido pela Prefeitura, em conjunto com a Secretaria de Assuntos Viários de Prudente (Semav) e a PM, e “provavelmente” não será alterado, “mesmo porque o próximo jogo do Brasil já é [sexta-feira, 2] às 11h”.

“Antes, a população comemorava na Avenida Washington Luiz, mas era muito perigoso, porque lá não tem espaço suficiente e tem o posto de gasolina, que poderia causar algum acidente mais grave”, pontua o comandante.

Ele lembra, ainda, que “o barulho faz parte da comemoração”. “Temos tolerado dentro dos limites normais até o horário regular, que não tem passado das 21h. Aqueles que tentam extrapolar, a gente conversa para abaixar o som ou pede para irem embora se for necessário”, explica Berardinelli.

Atuação da PM

O presidente do Conseg, Rodrigo Romão, afirma que o ofício foi enviado para a Polícia Militar por ser o órgão que normalmente está presente no momento das infrações. “Além disso, Prudente não tem um órgão específico para fiscalizar esse tipo de ocorrência [poluição sonora]”, coloca, lembrando que cidades do mesmo porte, como São José do Rio Preto, Maringá e Londrina, possuem tal fiscalização.

Já o coronel Berardinelli, aponta que a PM tem tomado as devidas providências quando às infrações são identificadas. “Quando é constatada a poluição sonora através do dessibilímetro, o proprietário do veículo é autuado e pode até ter o seu veículo apreendido”, diz.

Ele destaca, ainda, que a população daquela região já é orientada a tomar as devidas providências em caso de abuso de som aos finais de semana. “As pessoas podem ligar para a polícia ou se dirigir até a delegacia para registrar o boletim de ocorrência ela mesma”, enfatiza o comandante.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.