Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Para senador, região 'sacrificada' por presídios merece recompensa

Maycon Morano

Em 26/11/2010 às 17:09

Em visita a Presidente Prudente nesta sexta-feira (26), o senador eleito pelo Acre, Jorge Viana (PT), afirmou que a região foi “sacrificada” pelas instalações dos presídios e merece uma “recompensa”, além de maior atenção da União e do Estado de São Paulo no que tange o assunto.

“[A região] merece um tratamento diferenciado. Precisa de uma política propositiva. Os presídios não trazem perigo para a região, mas às vezes a falta de informação externa faz com que um empresário, por exemplo, não venha investir aqui, fazendo com que a região não se desenvolva”, pontuou.

Ele falou que a quantidade de unidades prisionais, que faz com que a região seja o local com maior concentração de presídios da América Latina, “resolveu um problema do Brasil todo”. “Prudente e região ajudou a resolver um problema nacional. Assumiu uma responsabilidade e não recebeu nada em troca, isso precisa ser revisto”, disse Viana.

Para reforçar sua tese, ele expôs como exemplo o trabalho que fez quando governador do Acre. “Nosso Estado era dominado pela criminalidade, pelo tráfico. Fizemos um esforço conjunto e resolvemos o problema. Antes disso, o Acre era fora da lei.”

O senador, que também já foi prefeito de Rio Branco, capital do Acre, esclareceu que deseja ajudar a região “dentro do que for possível”. “Quero de alguma forma colaborar. Sempre fui muito próximo da Prudente e Rancharia. No que eu puder apoiar, eu farei”, frisou. “É uma maneira de eu retribuir o local que me acolheu tão bem”, acrescentou.

Jorge Viana está em visita à região para receber uma homenagem do Colégio Agrícola de Rancharia, que completa 50 anos em 2010, onde ele estudou e viveu dos 15 aos 17 anos de idade. Depois tornou-se engenheiro florestal.

Como forma de argumentar o futuro apoio à região, o senador eleito, que é próximo da presidente eleita, sua correligionária Dilma Rousseff, lembrou do vice-prefeito de Presidente Prudente, Marcos Vinha, que também faz parte do Partido dos Trabalhadores. “Tenho certeza que iremos conversar muito bem com a Prefeitura daqui. As portas do meu gabinete sempre estarão abertas para o prefeito [Milton Carlos de Mello, Tupã, PTB] e o vice”, adiantou Viana, lembrando que é apadrinhado do atual presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva (PT).

Além disso, ele também falou sobre criar políticas de apoio ao produtor rural e para instalação de indústrias. “Meu mandato terá como foco central o desenvolvimento sustentável, de preferência com apoio aos pequenos produtores e eu sonho em ver esta região totalmente industrializada”, concluiu Viana.

Após a visita a Prefeitura de Presidente Prudente, antes de seguir para Rancharia, o senador eleito irá se reunir com o diretório municipal do Partido dos Trabalhadores.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.