Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Pirapozinho representa região em mostra estadual sobre Saúde

Da Redação

Em 26/11/2010 às 13:42

Durante a Mostra Estadual sobre Atenção Básica de São Paulo, que será realizada na Capital em dezembro, a 10ª Região Administrativa será representada por Pirapozinho. A escolha foi feita pelos articuladores de Atenção Básica, que avaliaram os avanços de todas as cidades. “Dos 53 municípios, foi o que apontou mais mudanças concretas”, considerou uma das avaliadoras, Delza Maria Torres Kozuki.

O aumento da cobertura do Programa de Saúde da Família (PSF), que passou de 55% para 83% nos últimos anos, foi um dos principais pontos de destaque, de acordo com ela. “Com o aumento das equipes de agentes comunitários de saúde, mais áreas da cidade puderam ser atendidas, acompanhando a comunidade na prevenção de doenças”, disse.

Outro destaque foi a reorganização da assistência pré-natal, que recebeu o teste rápido de gravidez, coleta de exame preventivo de câncer de cólon de útero e aderiu ao protocolo de risco gestacional, oferecendo atendimento prioritário às gestantes diabéticas e hipertensas. Elas também passaram a ter precedência nos serviços odontológicos e de ultrassonografia.

Paralelo a isto, as grávidas em situação de vulnerabilidade social passaram a recebem cestas de legumes, verduras e frutas, doados pela Assistência Social. “Isto mostra que a intersetorialidade da administração municipal funciona e existe a preocupação de todos os departamentos em colaborar para a qualidade de vida da população”, considera a articuladora.

Ela ainda acrescenta a implantação de dispensários de medicamentos em todos os Postos de Saúde. “Descentralizamos a retirada de remédios. Antes o morador pegava a receita e tinha que atravessar a cidade até a Unidade Básica de Saúde. Agora ele sai do consultório médico e já tem o medicamento no mesmo prédio”, explica a dirigente da Divisão Municipal de Saúde, Dulcemara Lucio Martins.

Delza coloca ainda que em muitos municípios o dinheiro destinado ao setor fica acumulado em uma conta corrente e muitos dirigentes não conhecem como a administração municipal funciona. “Em Pirapozinho, a situação é outra e há uma diretora e um prefeito que sabem gerenciar os recursos, se interessam em resolver os problemas e estão abertos às sugestões, o que mostra respeito com as verbas públicas”, disse.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.