Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prudente deve ter horário de ônibus disponível na web

Carlos Hideki

Em 22/11/2010 às 15:51

Um pedido de providência que será apresentado pelo vereador Cidão Mendonça (DEM) na sessão ordinária da Câmara Municipal de Presidente Prudente desta segunda-feira (22) solicita que as empresas Pruden Express e TCPP disponibilizem na internet os horários e itinerários das linhas oferecidas. A Secretaria de Assuntos Viários (Semav) e a coordenação do Centro de Gerenciamento Operacional, que responde pelas duas empresas, aprovam a ideia.

O vereador acredita que o usuário será beneficiado com a disponibilidade do horário e do trajeto na internet. “Quem não faz o uso frequente dos ônibus muitas vezes vai ao ponto e não sabe bem qual linha deve pegar e em qual horário passa. E no fim de semana ainda tem os horários diferenciados e o passageiro tem que ficar esperando”, afirma.

De acordo com Mendonça, a ideia do pedido surgiu de reclamações dos munícipes. “Divulgar em um site o horário e o trajeto dos ônibus é uma forma de as empresas apresentarem uma transparência à população sobre as linhas que circulam na cidade”, comenta.

Sobre a disponibilidade dos horários na internet, o coordenador do Centro de Gerenciamento Operacional (CGO), José Ricardo Góis, que representa as duas empresas que operam o transporte coletivo, diz que é uma boa alternativa. “Temos a ideia de lançar esses horários em jornais. Na internet a vantagem é que as pessoas poderão acessar de qualquer lugar”, diz.

O coordenador fala que, quando forem notificadas do pedido, as empresas tomarão as medidas necessárias. “Se o pedido vier, vamos notificar a Semav porque é ela que determina e elabora os horários e o itinerário”, fala Góis.

Ele lembra que atualmente esse serviço é realizado por meio do telefone. “Tudo caminha para a informatização. A Semav tem um site dentro da página da Prefeitura e esse espaço poderia ser aproveitado para conter os horários e os itinerários”, sugere.

O secretário da Semav, Luiz Abel Gomes Brondi, elogia a sugestão e afirma que existe sim a possibilidade de divulgar os horários no site da Pasta. “É um pedido de qualidade e pode ser feito”, cita. Segundo ele, após receber a solicitação oficial, será discutida com as empresas uma alternativa.

No pedido do vereador também consta a disponibilização das mesmas informações nos pontos de ônibus. Entretanto, nesse ponto a Semav e o representante das empresas afirmam que já houve uma parceria para a colocação de placas, mas não deu certo por causa das ações de vândalos.

Para o secretário, essa é uma questão mais difícil de ser aplicada. “Já tentamos fazer isso no ano passado, mas por conta do vandalismo hoje não é mais uma prioridade da secretaria. Nós colocávamos placas com as informações e em menos de 10 dias já estava tudo arrancado. Enquanto não houver conscientização da população não dá certo”, afirma.

Uma sugestão do secretário é colocar os horários só nos pontos de locais mais movimentados. “Assim evita que as placas sejam retiradas e depredadas porque os vândalos se sentiriam intimidados com a movimentação de pessoas”, pontua.

O coordenador do CGO acrescenta que nos pontos, os horários podem confundir o passageiro. “Em um ponto na Avenida Coronel José Soares Marcondes, que passa mais de 10 linhas, não vai ter espaço suficiente para todos os horários, se tentar montar uma tabela ficará muito extensa”, explica Goís.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.