Carlos Hideki
Em 26/11/2010 às 16:08
Ocorrem nesse sábado (27) dois mutirões promovidos pela Secretaria Estadual de Saúde em Presidente Prudente visando à prevenção de doenças. O diagnóstico de doenças cardíacas será realizado no Hospital Estadual, enquanto a prevenção do câncer de pele será promovido no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) do Hospital Regional (HR).
O Mutirão do Coração vai levantar os riscos do paciente sofrer algum tipo de doença cardíaca nos próximos cinco anos. “Será respondido um questionário por meio de um sistema eletrônico de avaliação cardiovascular. Nele, serão apresentados dados sobre os fatores de risco, como se a pessoa fuma ou tem diabetes; haverá a aferição da pressão arterial; e o paciente passará por medição de peso, altura e circunferência abdominal”, explica a diretora técnica do serviço de enfermagem do Hospital Estadual, Eliana Olivette.
As pessoas na faixa etária com maior risco, entre 35 e 74 anos, receberão o resultado da avaliação cardiovascular divididos em três níveis, que são baixo, moderado e alto. “Quando houver a necessidade, nós orientamos o paciente procurar o médico dele ou encaminhamos para um atendimento no Estado”, afirma Eliana.
Ela comenta que o mutirão tem o objetivo de fazer a prevenção e promoção da saúde atuando nos fatores de risco. “Queremos mobilizar o maior número de pessoas possível. Muitas vezes a pessoa está na correria do dia-a-dia e não tem tempo disponível para procurar um médico, por isso é importante esse serviço disponível no fim de semana”, fala a diretora técnica.
No AME, o Mutirão do Câncer de Pele também busca chamar a atenção da população. “O objetivo é a prevenção porque muita gente tem a doença e não sabe, e também porque elas não conhecem como ter acesso ao tratamento”, diz a coordenadora da campanha, a dermatologista Luciena Ortigosa.
De acordo com ela, o ambulatório estará aberto apenas para atender aos pacientes participantes do mutirão. “As pessoas com suspeita de câncer de pele, que tiverem feridas que não cicatrizam; manchas, que sangram ou não; e aquelas que já tiveram a doença anteriormente devem procurar o atendimento”, comenta.
Luciena diz que o tratamento pode começar no momento em que o paciente é atendido. “Em alguns casos, se for diagnosticada a doença, a cirurgia pode ser realizada na hora, mas depende se não houver muitos atendimentos. Se for preciso, é agendado para o paciente retornar em outro dia”, explica.
Serviço
O Hospital Estadual está localizado na Avenida Coronel José Soares Marcondes, 3758, no Jardim Bongiovani, e o Mutirão do Coração será realizado entre as 9h e 16h. Já o Mutirão do Câncer de Pele acontece no Hospital Regional, na Rua José Bongiovani, 1297, das 9h às 16h.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.