Paulo Fernandes
Em 10/12/2009 às 17:52
As lesões corporais dolosas (LCD) tiveram queda de 25,3% de janeiro a outubro deste ano (236 boletins) em relação ao mesmo período de 2008, com 318 ocorrências.
Outras formas de violência que registraram queda foram ameaças (de 220 para 155, uma queda de 29,5%), calúnias (de sete para um caso) e injúria (de 52 para 46 casos, uma redução de 5,7%). O índice de estupro foi o único que zerou. No ano passado, no período foram registrados dois estupros, contra nenhum neste ano.
Reflexo
Segundo a assistente social do CRAM, Sandra Cristina Martins Piedade da Silva, a entidade também registrou uma redução no atendimento. Entretanto, a especialista aponta duas hipóteses para explicar a queda: ou uma subnotificação de casos ou uma conscientização maior da mulher, que não permite ser agredida.
“Não sabemos ao certo se a mulher está com maior medo de fazer as denúncias e acaba se calando com as agressões, ou se realmente elas [mulheres] estão mais informadas com as conscientizações realizadas pelas entidades. O que temos são números de ocorrências. Nem sempre esses casos chegam à polícia”, explica.
“Atualmente a mulher sabe que o homem pode ser punido e que existem programas assistenciais que ela pode se apoiar, mas ainda há mulheres também que são dependentes dos seus parceiros ou maridos. Seja emocional ou financeiramente, a maioria são presas nesses casos de violência. Lembro de uma assistida que permaneceu sob violência física e psicológica por 48 anos e só conseguiu se libertar agora”, pontua.
Mesa-redonda
Sobre a violência contra a mulher, a secretária municipal de Educação, Ondina Barbosa Gerbasi, realizou mesa-redonda nesta quinta-feira (10). No evento, a secretária apontou, como o Portal informou, que muitas mulheres ainda têm medo de denunciar seus companheiros.
“Nós estamos realizando esta campanha desde outubro, com palestras nas escolas, distribuição de panfletos e anúncios na mídia. Hoje [10] celebramos um momento de reflexão sobre a lei - Maria da Penha com o objetivo de esclarecer os direitos da mulher além de enfatizar o trabalho de conscientização e estimulo a denúncia da violência”, comenta.
Serviço
Para realizar a denúncia, é necessário ir até a Delegacia de Defesa da Mulher, localizada na Rua Bandeirante René Nobre, 219 - Jardim Bongiovani. Mais informações pelo telefone 3908-7660.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.
