Da Redação
Em 15/05/2017 às 09:38
Os tais idiotas do título são Raju (Sharman Joshi), Rancho (Aamir Khan) e Farhan (Madhavan) se conhecem na faculdade de Engenharia
(Foto: Divulgação)
Nessa terça-feira (16), às 19h30, o projeto Cine Bosque do Sesc Thermas de Presidente Prudente apresenta o longa-metragem "3 Idiotas". A comédia é a maior bilheteria de todos os tempos na Índia e o filme indiano mais rentável nos EUA, além de ter conquistado 16 dos 27 prêmios do International Indian Film Awards 2010.
A sessão faz parte da mostra de cinema "Bollywood", que apresenta no mês de maio um panorama desta poderosa indústria por meio de filmes emblemáticos e premiados, que possibilita um olhar amplo e diversificado da produção cinematográfica indiana, o maior polo produtor de filmes do mundo atualmente.
Mais sobre 3 Idiotas
Os tais idiotas do título são Raju (Sharman Joshi), Rancho (Aamir Khan) e Farhan (Madhavan), que se conhecem na faculdade de Engenharia, na qual estão por razões distintas e não exatamente por vontade própria.
Boa parte da história é narrada por flashback, com a voz em “off” de Farhan, que trata de informar os detalhes do relacionamento do trio, que viveu poucas e boas desde que iniciaram o curso universitário, até que seus caminhos foram se dividindo.
A união dos amigos foi propiciada pela figura subversiva de Rancho, questionador dos métodos adotados e dos conteúdos ministrados pelos professores de faculdade, que envolvem memorizações mecânicas e teorias que soam muito distante da realidade que espera aos alunos.
A produção mescla a comédia com um tom crítico e dramático. Ela mostra de maneira perceptível a educação rígida da Índia e as diferentes formas de obtenção de conhecimento, seja pelo árduo ensino e memorizações mecânicas ou pela pesquisa e forma questionadora de Rancho.
Além de tratar da questão dos métodos de ensino e conhecimento, também discute sobre várias outras, como o direito dos filhos à escolha do curso ideal (que era o caso de Farhan que desejava ser fotógrafo e só cursava engenharia por causa do pai) e também fala de atitudes drásticas como o suicídio, quando Raju tenta tirar a própria vida ao ver que corre o risco de desapontar a mãe necessitada. Tudo isso faz do filme uma constante e importante discussão sobre temas mais que interessantes.
A entrada é gratuita.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.