Da Redação
Em 29/08/2016 às 10:00
Desenho retrata o envolvimento do exército israelita na Guerra do Líbano
(Foto: Divulgação)
Um desenho animado com temas de adulto. Esse é o conceito de "Valsa com Bashir", filme exibido na próxima terça-feira (30), como encerramento do especial Cine Ásia, que apresentou a diversidade do cinema produzido no continente asiático durante as terças de agosto no Sesc Thermas de Presidente Prudente.
Coprodução entre Israel, França, Alemanha, Estados Unidos, Finlândia, Suíça, Bélgica e Austrália, o desenho retrata o envolvimento do exército israelita na Guerra do Líbano a partir das memórias de um veterano. A sessão é gratuita e começa às 19h30, no bosque do Sesc Thermas.
História
Valsa com Bashir foi lançado em 2008, escrito e dirigido por Ari Folman. No formato de documentário animado, o filme retrata as tentativas de Folman, um veterano da Guerra do Líbano de 1982, de recuperar as suas memórias perdidas dos eventos que marcaram o massacre de Sabra e Shatila.
Um dos cinco candidatos a melhor filme estrangeiro no Oscar 2009, Valsa com Bashir retrata de forma sensível o envolvimento do Estado de Israel no massacre, resgatando a participação dos pequenos soldados que lutaram.
O trauma gerado pelo massacre ainda é presente no imaginário israelita, e num determinado momento do filme é possível perceber a comparação com os campos de concentração que dizimaram um número enorme de judeus, ciganos e homossexuais.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.