A partir do dia 30, agendamentos de espaços no local serão alterados
Da Redação
Em 15/04/2025 às 17:31
Após recuperação do prédio tombado como patrimônio histórico, Centro Cultural abriu as portas em 2009
(Foto: Arquivo/Secom)
O Centro Cultural Matarazzo de Presidente Prudente passará, em breve, pela primeira restauração desde sua inauguração em 2009. Ao todo, os investimentos no maior espaço cultural da cidade devem passar da casa dos R$ 3 milhões.
Segundo a Secretaria Municipal de Cultura (Secult), o local será restaurado seguindo as regras de bens tombados, ou seja, preservando as características originais do espaço e garantindo que não perca suas funcionalidades atuais.
Durante as intervenções, as agendas para os espaços do ‘Armazém’, da Sala de Cinema ‘Condessa Filomena Matarazzo’ e do Auditório ‘Sebastião Jorge Chammé’ serão encerradas dia 30 de abril. A previsão é de que os agendamentos fiquem suspensos durante um ano e meio, tempo previsto para a conclusão da restauração.
O espaço da biblioteca também precisará ser realocado. O serviço está mudando de local, sendo redirecionado para a sala 4. Aproximadamente 50% do acervo já foi transferido.
Nas salas que estavam sendo ocupadas pelo Conselho das Associações de Moradores de Presidente Prudente (Campp), no Boulevard, será instalado o gabinete da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), além de alguns setores da pasta, como a difusão e a coordenadoria, medida que também faz parte das ações de restauração.
Algumas atividades serão transferidas para o IBC Centro de Eventos, Museu Municipal, hall do Teatro Paulo Roberto Lisboa e para a Escola Municipal de Artes ‘Jupyra Cunha Marcondes’.
Valores
O valor principal da restauração é por meio de projeto aprovado pelo Fomento Cultsp-PNAB, edital Nº 12/2024, submetido por uma empresa da cidade, no valor de R$ 2 milhões.
Além das restaurações via Cultsp-PNAB, o Matarazzo também foi contemplado com uma emenda parlamentar do deputado estadual Mauro Bragato, que está em processo de licitação para reparos no telhado.
Também serão realizadas manutenções na rede elétrica, custeadas com recursos próprios.
Restauração
O projeto de restauração já foi aprovado pelo Conselho de Patrimônio, que será realizado nos mesmos moldes da restauração do Museu e Arquivo Histórico Municipal ‘Prefeito Antônio Sandoval Netto’, concluído em 2023.
Os detalhes do projeto estão sendo alinhados com a equipe do Governo do Estado de São Paulo, que acompanhará a realização da obra. Em breve, será realizado o lançamento oficial, quando a equipe técnica fará a apresentação do projeto e a exposição dos detalhes da restauração.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.