Da Redação
Em 14/10/2019 às 08:13
Programação ensina como construir luminária softbox, além de promover contato lúdico entre crianças e produção audiovisual
(Foto: Tecnologias Negras - Ilustração/Marcelo D'Salete )
Com foco na valorização do protagonismo da pessoa negra no campo das artes visuais e das tecnologias, o Sesc Thermas de Presidente Prudente recebe, pela primeira vez, a ação em rede "Tecnologias Negras", que contempla oficinas gratuitas de construção de luminária para fotografia de corpos negros e produção audiovisual para crianças. As atividades serão desenvolvidas entre os dias 16 e 17 e 26 e 27 deste mês.
Partindo do princípio de que as tecnologias não são neutras e carregam a visão de mundo de quem as cria, sabe-se que a fotografia tem um papel importante na representação de corpos negros. Como hackear a luz para trabalhar melhor as imagens de pessoas negras?
O técnico em eletrônica Hugo Lima ensina como. Discente em engenharia da computação na Universidade Veiga de Almeida do Rio de Janeiro, o empreendedor desenvolve soluções a partir de conceitos de eletrônica, automação e modelagem 3D.
Em 2015 iniciou o projeto Afro Engenharia, criado para suprir as demandas de equipamentos baratos para produções independentes e produções de cinema negro. Um ano mais tarde, juntamente com o Coletivo Siyanda, dirigiu o primeiro dos quatro curta metragens de ficção que já realizou e, atualmente, cria soluções para cinema e audiovisual no makerspace Olabi, no Rio de Janeiro.
Por meio da oficina ‘Fotografia de Corpos Negros: Construção de Luminária Softbox’, que acontece dias 16 e 17, às 18h30, Hugo ensina como construir um iluminador de luz difusa (softbox) de baixo custo, utilizando ferramentas de fabricação digital, materiais low tech e considerando a diferença entre os diversos tons de pele.
As inscrições são feitas na central de atendimento, sob classificação de 16 anos.
Em ação
Também tem programação para a criançada. Com o ‘Criança em Ação: Produção Audiovisual’, os pequenos conhecem equipamentos e fazem exercícios de captação de imagem e som, aprendendo de forma lúdica sobre os processos da produção e os fundamentos desta linguagem.
Nos dias 26 e 27, às 16h, a oficina é conduzida por Anderson Lima, diretor, roteirista e educomunicador, responsável pelo canal infantil do Youtube Lado Beco.
“Não produzimos conteúdos apenas para crianças, mas com as crianças, que através de sua espontaneidade e capacidade ilimitada de expressão, são coautoras de nossas produções, dando corpo a uma obra artesanal e criativa”, comenta.
Para participar da atividade, que acontece no quiosque, é só se inscrever gratuitamente na central de atendimento.
O Sesc Thermas fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.