Da Redação
Em 13/12/2019 às 10:00
Sob condução da fotógrafa Joyce Cury, participantes montam e analisam histórias por meio de imagens
(Foto: Estevão Salomão/Sesc)
Neste fim de semana, o Sesc Thermas de Presidente Prudente mergulha nas narrativas fotográficas com uma oficina de storytelling visual. Às 9h30 do sábado (14) e domingo (15), no Espaço de Tecnologias e Artes, a fotógrafa Joyce Cury ensina os participantes a contarem histórias com imagens, estáticas ou em movimento.
Uma imagem vale mais que mil palavras? É a partir desse questionamento popular que a fotógrafa, bacharel em Jornalismo e mestre em Imagem e Som Joyce Cury dá início à oficina ‘Storytelling Visual: Contando Histórias com Imagens’.
Emprestado ao vocabulário brasileiro, o termo storytelling significa ‘contar histórias’ e, nesta oficina, é aplicado de maneira singular, com capturas fotográficas que vão além do mero registro visual. Essa expressão pode até parecer nova, mas a prática de contar histórias existe há milênios.
Tais exemplos são as pinturas nas cavernas e, mais tarde, as invenções que deram o início às descobertas e evoluções dos meios de comunicação existentes até hoje, como o daguerreótipo (fotografia), cinematógrafo (cinema), iconoscópio (televisão), telégrafo (rádio), dentre outras tecnologias. Sob esse ponto, é possível perceber que o ser humano é, por essência, documental.
Por isso, a oficina traz à tona essa e outras questões que norteiam o universo da comunicação. Ela se divide em análise de peças fotográficas já existentes, inclusive dos anos 60, de modo a trazer discussões da época para o contexto atual; das ferramentas que auxiliam a prática; bem como das produções finais feitas com câmeras digitais de qualquer tipo ou celulares.
Interessou-se, mas não tem conhecimento na área? Não tem problema. “A prática é destinada a todos os públicos, sejam profissionais, estudantes ou apenas interessados na temática. O propósito desta oficina é alinhar o estético e o ético de modo a despertar o olhar crítico e aguçado para as histórias que lhes são contadas”, explica Joyce.
Os encontros acontecem às 9h30, no Espaço de Tecnologias e Artes, e conta com vagas limitadas. Sob classificação etária de 14 anos, as inscrições são gratuitas e realizadas através do portal sescsp.org.br/prudente.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.