Da Redação
Em 10/05/2016 às 17:50
Aulas serão de 14 a 29 de junho, das 19 às 22h, no espaço da Oficina Cultural Regional Timochenco Wehbi
(Foto: Arquivo/Cedida)
No próximo mês, será realizada a Oficina Laboratório de Criação Literária, ministrada pelo escritor Rubens Shirassu Júnior. Participantes farão uma releitura de quatro peças do teatrólogo Timochenco Wehbi.
As aulas serão de 14 a 29 de junho, das 19 às 22h, no espaço da Oficina Cultural Regional Timochenco Wehbi, em Presidente Prudente. A ideia é resgatar a memória e valorizar os trabalhos do teatrólogo prudentino através da leitura, análise e recriação de quatro peças teatrais sobre o período de transformações políticas, econômicas e sociais nos anos 60, 70.
"Em hora de balanço, dar uns passos no sentido de uma contribuição à remontagem de alguns aspectos de certas propostas determinantes da trajetória do dramaturgo, em São Paulo e arredores durante os anos 60, 70 e 80. Polemizar questões dessa trajetória passada, tentando assim trazer subsídios a uma melhor articulação política da criação literária e dramática dos próximos anos, nos termos de uma alteração de seu caráter de classes", comenta o coordenador da oficina.
A oficina estimulará os aspirantes a escritores a desenvolver sempre uma ideia ou pesquisa sobre como funciona o processo complexo, particular e moroso da criação. "Podemos citar o tema, o epicentro de qualquer narrativa, o enredo, onde um episódio tem três elementos: envolvimento, crise e solução. Talvez, quatro, ditos de uma outra maneira: quietude, perturbação, luta e ajuste. Esta é a estrutura básica também do enredo convencional. Ao elaborar um enredo, ter sempre em mente a noção de abertura, expansão – e não a de arredondamento, arremate", pontua.
Para se inscrever basta acessar o site: oficinasculturais.org.br. Serão disponibilizadas 30 vagas para escritores, arte-educadores, estudantes e demais interessados com idade acima dos 15 anos.
As inscrições seguem até o dia 10 de junho. Mais informações pelo telefone: 3222 3693; ou por email: [email protected].
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.