Da Redação
Em 10/03/2020 às 11:13
Laureado com o Nobel de Literatura de 1982 pelo conjunto de sua obra, Gabo é o personagem principal de conversa no Sesc
(Foto: Arquivo)
Na quinta-feira (12), o Sesc Thermas de Presidente Prudente rememora vida e obra de um dos maiores expoentes da literatura hispano-americana, Gabriel García Márquez. O bate-papo, conduzido pelo professor doutor colombiano Alder Luis Pérez Córdoba, tem início às 19h, na área de convivência, e integra o projeto Leitura em Debate. A entrada é gratuita.
Gabo, como também era conhecido Gabriel José García Márquez, foi um grande articulador das palavras ou, como menciona o jornal espanhol El País, um malabarista da narração. Autor de obras clássicas como ‘Cem Anos de Solidão’ e ‘O Amor nos Tempos de Cólera’, teve seu primeiro contato com a escrita ainda na infância, aos cinco anos.
Colombiano, cresceu ouvindo de seus avós, por quem foi criado até os nove anos, histórias míticas e fábulas, além de colecionar idas ao circo e sessões de cinema. Formação lúdica que, mais tarde, refletiria no direcionamento de seu estilo literário: o realismo mágico.
Mas não era só de fantasia que vivia Gabo. Já na idade adulta, o colombiano adentrou no universo jornalístico movido a prosseguir com o que fazia há muito: contar histórias. Ainda cursando a faculdade de Direito, ele iniciou suas colaborações ao jornal El Universal e, posteriormente, conquistou uma coluna diária no El Heraldo de Barranquilla.
Nesse cenário, mesmo trabalhando como jornalista, suas produções eram publicadas e prêmios, conquistados. ‘A Revoada (O enterro do diabo)’, ‘Ninguém Escreve ao Coronel’ e ‘A Hora Má: O Veneno da Madrugada’, foram alguns dos romances e contos lançados por ele nesta época, sínteses da vida na América Latina.
Considerado um dos autores mais importantes do século 20, Gabo foi laureado com o Nobel de Literatura de 1982 pelo conjunto de sua obra.
Perfil
Córdoba, graduado em Licenciatura em Espanhol y Literatura pela Universidad de Córdoba – Colômbia e Doutor em Estudos Linguísticos pela Unesp. Também colombiano, ele relembra os momentos marcantes da trajetória desse autor universal.
O Sesc Thermas fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.