Da Redação
Em 26/04/2023 às 10:28
O show apresenta um mergulho introspectivo na música Cafundó, a atmosfera do sertão paulista em Amoreira e a folia garantida com Frefumassa
(Foto: Augusto de Souza/Gasalucinação)
No mês de maio, a banda Mocambo Groove viaja pelo Pontal do Paranapanema levando todo o suíngue de seu show 'Ziriguibaquefreveletrickdrum'. O projeto ocupará praças, feiras livres, escolas rurais e assentamentos de Mirante do Paranapanema, Rosana, Teodoro Sampaio, Rancharia e Presidente Prudente.
Além do espetáculo musical, serão ministradas oficinas de ritmos brasileiros e vivências musicais e rodas de bate-papo com o intuito de democratizar o acesso às políticas públicas para a cultura.
“A primeira canção lançada do nosso álbum, Pontal, é um convite para um mergulho profundo nas terras do faroeste paulista, ressaltando a fauna, flora e o povo simples que vive por aqui. Com referência também ao processo de ocupação violenta que houve nesse território, aos conflitos rurais, à reforma agrária e à luta por uma atenuação da desigualdade e concentração de terra e renda. Com certeza um dos nossos maiores objetivos era conseguir tocar nossa música para essas pessoas”, comenta Rafael Costa, vocalista da banda.
O projeto tem início nessa quinta-feira (27), às 20h, quando será realizada a primeira roda de bate-papo sobre políticas públicas para a cultura. O evento será no espaço Cazulo Cultural, que fica na Rua Laguna, 252, em Presidente Prudente.
Depois, a banda parte em turnê que passará pelo assentamento Roseli Nunes, em Mirante do Paranapanema; pela feira livre de Porto Primavera, distrito de Rosana; pela escola rural Santa Zélia, no município de Teodoro Sampaio; pelo setor II da Gleba XV de Novembro, ainda parte do município de Rosana; pela feira livre de Rancharia; e por fim retorna a Presidente Prudente para o show de encerramento, que será no Parque do Povo.
Democratização do acesso às políticas públicas para a cultura
Além do espetáculo musical, serão realizadas oficinas de ritmos brasileiros e vivências musicais lecionadas pelo arte-educador e membro da banda Rafael Costa, com público-alvo voltado a todas as idades.
Os participantes poderão conhecer os ritmos brasileiros presentes nas músicas do grupo e ainda experienciar os instrumentos da banda, que estarão disponíveis durante a oficina; e rodas de bate-papo, com tema voltado a políticas públicas para a cultura.
“É a forma que encontramos de difundir as possibilidades de realização na área, como a circulação proposta nesse projeto, viabilizada com recursos públicos, um direito que é de todos, mas que infelizmente é pouco promovido nesses locais mais afastados dos grandes centros”, explica o músico.
Rafael conta que há mais de 10 anos o grupo realiza inscrições para os editais estaduais de incentivo à cultura. “Vivenciamos uma série de mudanças, adequações e processos de modernização do ProAC. Hoje, as inscrições são online e toda a documentação é enviada através do ambiente virtual, facilitando muito o acesso e a participação de mais projetos de todo o estado. As inscrições para o ProAC 2023 estão abertas até a segunda quinzena de maio, com cerca de 43 editais em diferentes segmentos artísticos. É uma alegria sem tamanho conseguir, após anos de perseverança, aprovar esse projeto que nos possibilitará circular com nosso trabalho autoral, que é bem singular”, comemora.
Segundo o artista, o objetivo do grupo vai além de circular com sua música pela região, é também contribuir com a democratização do acesso à música, por meio das oficinas, do fazer artístico, e das rodas de conversa sobre produção cultural. “Nosso sonho sempre foi contribuir, através da arte, com o desenvolvimento humano e a formação de senso crítico no Pontal, o grande quintal da nossa casa”, conclui.
O espetáculo musical
No show, Mocambo Groove apresenta seu primeiro álbum, que foi inspirado no Pontal do Paranapanema. Obra que agora, através das políticas públicas para cultura, tem a chance de apresentar para as pessoas da região que a inspirou.
Ziriguibaquefreveletrickdrum tem duração de 90 minutos e provoca o público a experimentar sabores tropicais numa fusão de ritmos e estilos musicais. No espetáculo, a banda apresenta um pouco da diversidade da música brasileira com pitadas de estilos do mundo todo, através de composições que foram desenvolvidas ao longo desses mais de 10 anos de estrada.
Com influências de música instrumental e música regional brasileira, as composições são marcadas pelo baião, maracatu, samba, ijexá, frevo e a sua mistura com rock, reggae, funk e salsa, entre outros estilos que são experimentados e lapidados em busca do groove.
O show apresenta um mergulho introspectivo na música Cafundó, a atmosfera do sertão paulista em Amoreira e a folia garantida com Frefumassa. “Nossa música transita entre os universos populares das tradições e brincadeiras folclóricas nordestinas, com suas possíveis mesclas com o mundo moderno e tecnológico, levando o ouvinte e espectador a reconhecer todas essas referências e ainda a não deixar de experimentar a riqueza e personalidade original do grupo”, define Rafael.
O grupo é formado por Rafael Batalini Costa (guitarra, samplers, percussão e voz), Guilherme Sala (bateria e voz), Laurindo dos Santos Jack (trompete, trombone e sax) e Daniel Lemes (contrabaixo elétrico).
Agenda
27 de abril - Lançamento do projeto Mocambo Groove pelo Pontal, com roda de conversa no espaço Cazulo Cultural (Rua Laguna, 252, Vila Liberdade), às 20h, em Presidente Prudente;
01 de maio - Show, oficina e roda de conversa no Assentamento Roseli Nunes, em Mirante do Paranapanema;
05 de maio - Show, oficina e roda de conversa na feira livre de Porto Primavera, distrito de Rosana;
12 de maio - Show, oficina e roda de conversa na Escola Rural Santa Zélia, em Teodoro Sampaio;
19 de maio - Show, oficina e roda de conversa no setor II da Gleba XV de Novembro, em Rosana;
21 de maio - Show, oficina e roda de conversa na feira livre de Rancharia;
28 de maio - Show e oficina no Parque do Povo, em Presidente Prudente.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.