Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Orquestra do Projeto Guri faz apresentações no Matarazzo e Junqueirópolis

Da Redação

Em 02/06/2023 às 13:52

Orquestra Sinfônica de Presidente Prudente foi criada em 2012 e executa obras do período barroco ao contemporâneo

(Foto: Arquivo/Projeto Guri)

A Orquestra Sinfônica do Projeto Guri de Presidente Prudente faz sua estreia na temporada 2023 com dois concertos.  Sob a regência de Marlon Camatari, o grupo faz o primeiro concerto neste sábado (3), às 16h, no Centro de Formação Educacional, em Junqueirópolis.

Já no domingo (4), às 16h, no Teatro Paulo Roberto Lisboa, Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente. Todas as apresentações são gratuitas.

Repertório

No repertório estão as obras Lo Schiavo – Alvorada 8’, de Carlos Gomes; Huapango’9, do compositor mexicano José Pablo Moncayo; Bachianas Brasileiras nº 4 – 5’, de Heitor Villa-Lobos; Série Brasileira - IV. Batuque – 5’, de Alberto Nepomuceno; Suíte Chiquinha Gonzaga – 7’, de Juliana Ripke; Dança brasileira, do autor Camargo Guarnieri; e Conga de Fuego – 5’, de Arturo Marquez.

Marlon Camatari, regente do grupo, iniciou seus estudos musicais aos 9 anos de idade no Guri de Presidente Bernardes. Em 2003 ingressou como trompetista na Orquestra Sinfônica Municipal de Presidente Prudente onde atuou até 2009. 

No mesmo ano, foi aprovado na prova para músico trompetista da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina-PR (OSUEL). Foi semifinalista dos Programas Pré-estreia (2012) e Prelúdio (2015) da TV Cultura. 

Em 2015, gravou seu primeiro CD junto ao Violonista Anderson Chizzolini. É educador do Guri desde 2006, onde além das aulas de instrumento, desenvolve um trabalho como Regente de Orquestra e Banda. Também é professor da Trompete da Brass Band Municipal de Regente Feijó desde 2008 e regente da Banda Musical de Concerto de Presidente Bernardes desde 2013.

Orquestra Sinfônica de Prudente

A orquestra sinfônica é a mais complexa formação instrumental da música ocidental. Em suas fileiras, ela combina naipes de diferentes famílias – cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), madeiras (flauta, clarinete, fagote e oboé), metais (trompa, trompete, tuba e trombone) e percussão. 

Sua forma, porém, é flexível, e pode mudar de acordo com o repertório. É comum que orquestras alterem sua formação ao longo de um concerto, atendendo a exigências de cada peça, podendo adicionar ou suprimir instrumentos ou até seções inteiras. 

A Orquestra Sinfônica de Presidente Prudente foi criada em 2012 e executa obras do período barroco ao contemporâneo. Se apresentou com Jean Reis, Arthur Barbosa e Ariel Britos. Tocou na abertura do Festival de Inverno de Prudente e no Festival de Inverno de Londrina (PR). 

Em 2021 recebeu orientações de Eliane Tokeshi e Fábio Presgrave na produção audiovisual da obra’ Palladio’, de Karl Jenkins. Em 2022, foi regida por Alba Bonfim.

Próximos concertos

Data: 14 de julho, às 19h30
Local: Teatro Paulo Roberto Lisboa
Endereço: Rua Quintino Bocaiuva 749 – Presidente Prudente/

Data: 29 de novembro, às 19h
Local: Teatro César Cava
Endereço: Rua Jose Bongiovani 700 – Presidente Prudente

Data: 12 de dezembro, às 20h
Local: Evento Vila de Natal
Endereço: Praça do Centenário Presidente Prudente

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.