Da Redação
Em 21/11/2017 às 13:04
Andar na ciclovia ou ciclofaixa é obrigatório. Quando não existir, procure andar no sentido correto da via para evitar possíveis acidentes
(Foto: Taíne Correa/AI)
Com a expansão de ciclovias em Presidente Prudente, andar de bicicleta tornou-se mais frequente. A prática esportiva proporciona benefícios à saúde, porém é necessário ficar atento antes de colocar a magrela para rodar pelos bairros da cidade.
O instrutor de atividades físico-esportivas do Sesc Thermas, Leonardo Orlandi, algumas dicas importantes para evitar acidentes. Nem sempre lembradas como item de segurança, as luzes da bicicleta têm um papel essencial. "Afinal, é muito mais importante evitar uma situação de risco do que se preparar para sobreviver a ela", diz.
Segundo ele, é recomendado utilizar capacete, luvas e óculos. "A condução segura da bicicleta e o uso dos equipamentos de proteção oferecem um potencial de proteger o ciclista contra acidentes no cotidiano", avisa.
Andar na ciclovia ou ciclofaixa é obrigatório. Quando não existir, procure andar no sentido correto da via para evitar possíveis acidentes. Outra dica é ter cuidado com as portas dos carros parados. Muitos motoristas olham no retrovisor procurando o volume grande de um carro e acabam não vendo a magrela chegando.
Orlandi destaca ainda a importância de andar sempre pela direita. "Em alguns casos pode ser melhor usar a esquerda quando a via é de mão única, mas são raras exceções. Usar a faixa da direita é mais seguro, por ser a área destinada aos veículos de menor velocidade", pontua.
"É muito importante que os motoristas possam prever sua trajetória, por isso sempre sinalize o que pretende fazer, com sinais de mão", finaliza.
Benefícios de andar de bicicleta
Um exercício para todos - Ciclismo é um dos esportes mais democráticos que existem. Pode ser praticado por pessoas de todas as faixas etárias, desde que com o equipamento correto.
Emagrecimento - O ciclismo traz efeitos agudos e crônicos a seus praticantes. Nas primeiras semanas da atividade, já se nota a redução do percentual de gordura e a melhora do condicionamento físico. Em longo prazo, podemos citar a redução dos triglicerídeos, a redução da pressão arterial e aumento da autoestima.
Saúde Cardiovascular e Diabetes - Durante a prática do ciclismo, o coração bate mais rápido do que o habitual. Isto exercita o coração e promove a boa saúde, além de, consequentemente, controlar o diabetes.
Baixo Impacto - Andar de bicicleta é um exercício de baixo impacto e alivia o esforço das articulações, em comparação com a corrida e outras atividades de alto impacto.
Equilíbrio Físico e Mental - Pedalar regularmente melhora o equilíbrio e a coordenação, além de contribuir na redução do estresse e da depressão, pelo fato de ser uma prática prazerosa e agradável.
Impacto Ambiental - A bike é um meio de transporte sustentável, uma vez que contribui para a diminuição da poluição nas cidades e reduz a emissão de gases de efeito estufa. O ciclismo não só promove a boa saúde, mas também um ambiente melhor.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.