Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Aulas de ioga ajudam adultos e crianças a 'driblar' isolamento

Da Redação

Em 20/08/2020 às 18:51

Todos os domingos, às 10h, canal da unidade no Youtube disponibiliza vídeos para prática em casa

(Foto: Divulgação)

Sentir o frescor das árvores, ouvir o canto dos pássaros, contemplar o azul do céu. Essas eram as sensações experimentadas durante as aulas presenciais de ioga no Sesc Thermas de Presidente Prudente aos domingos. Mas, ainda que diante de uma pandemia, a unidade segue com a missão de levar saúde e qualidade de vida aos lares, mesmo que de maneira virtual.

De uma hora para outra, tudo mudou. Rotinas foram alteradas e os planos, adiados. Em meio a isso, a continuidade das práticas esportivas, tão importantes para o bem-estar físico e mental, tornou-se obstáculo devido à necessidade de adaptação para um ambiente até então incomum aos adeptos, o doméstico.

Nesse contexto, além de oferecer inúmeras possibilidades esportivas durante o período de isolamento, o Sesc Thermas leva a tradição das aulas de ioga aos domingos às casas das pessoas, entendendo a prática como uma importante ferramenta no combate às tensões provocadas pelo momento.

Agente transformador

Uma matéria publicada recentemente pela ONU (Organização das Nações Unidas) no Brasil destacou a importância do ioga para aliviar o estresse durante a pandemia. Nela, o representante permanente adjunto da Índia nas Nações Unidas, Nagaraj Naidu, afirmou que “a ioga é uma descoberta única", relembrando as transformações que a prática somou em sua vida e na vida de sua família.

Não importa onde, ela segue modificando vidas. Assim aconteceu com Mayara Bonfim, que encontrou na ioga um exercício de relaxamento e conexão com o corpo. “Foi uma descoberta maravilhosa, os benefícios são tremendos. Ajuda muito na respiração, consciência corporal e de sentimentos; de se sentir presente, a gente se sente segura”, completa a iogue.

“As pessoas precisam começar com pouco. Cinco, dez minutos por dia. Fazer uma meditação, ouvir uma música, sabe. Tirar um tempinho para você. Porque a ioga nada mais é do que você se reconectar, estar em contato com você mesmo e apreciar seu corpo, sua presença, sua respiração”, aconselha Mayara, que é analista contábil e enxergou na quarentena a possibilidade de se aproximar ainda mais da prática com as aulas virtuais do projeto Ioga para Todos [em casa], realizado pelo Sesc Thermas.

E as crianças?

Não só podem como devem participar, pois além de ser uma atividade relaxante, representa um momento lúdico na rotina dos pequenos, que também sentem as tensões do isolamento social. Há quem diga, inclusive, que eles não levem muito a sério. Mas não é essa a realidade que a professora Fernanda Neves, mãe da Isabela, de apenas 7 anos, vivencia.

“Ela preparou tudo, colocou o celular para assistir à aula e começou a fazer. Ela me chamou para fazer junto e a gente pensa ‘ah, mas é criança, né, criança não vai fazer’. Não, ela ficou concentrada, prestando atenção e foi uma experiência muito gostosa”, relembra Fernanda sobre a aula que acompanharam pelo canal do Sesc prudentino no YouTube.

Para a mãe, o momento está sendo bem difícil para as crianças, que ficam isoladas o tempo todo com irmãos e, em certas ocasiões, ficam nervosas. “É uma maneira dela [Isabela] se concentrar, de ter um momento de calma, treinar a respiração. Acho que está sendo bem interessante. A aula ficou gravada e ela fez de novo”, conta.

“Dentro de casa é meio difícil com os barulhos da rua, os cachorros latindo. Mas foi muito legal, sim. Eu procurei um lugar silencioso para conseguir prestar atenção”, relata a pequena Isabela.

Saúde mental

Com o isolamento social e todas as incertezas que regem o momento, é comum sentir-se mais ansioso, deprimido e preocupado; sentimentos esses que provocam alterações no sono, humor e apetite.

Nesse sentido, você já sabe que as atividades físicas são ferramentas importantes para enfrentar este período, mas entende o motivo?

É simples. Durante a prática de qualquer esporte, o corpo produz, naturalmente, mais serotonina e endorfina, neurotransmissores relacionados à sensação de equilíbrio e bem-estar emocional.

De acordo com a psicóloga Bruna Vieira, dentre tantas práticas de atividades físicas recomendadas atualmente, a ioga destaca-se por ser capaz de tratar não apenas o corpo físico, mas também o mental, emocional e espiritual.

“Essa é uma prática capaz de interferir de maneira positiva na regulação do neurotransmissor cortisol, responsável pelo estresse e irritabilidade. A ioga contribui para o aumento da serotonina, conhecido como hormônio da felicidade”, pontua.

Ioga para Todos [em casa]

Com vídeos disponibilizados todos os domingos, às 10h, no canal do Sesc Thermas no Youtube, o projeto Ioga para Todos [em casa] estimula a continuidade da prática indiana milenar em meio à pandemia e, neste mês, conta com aulas protagonizadas pela professora Arlete de Domenico.

Segundo ela, o maior desafio de conduzir aulas à distância foi emanar o poder da ioga no "sentir" e depois as adaptações necessárias.

“A primeira delas foi conduzir o aluno sem a necessidade de ficar olhando o vídeo para fazer a postura. Também há um cuidado especial para o aluno ampliar a percepção auditiva. Além do cuidado em escolher posturas que não necessitem de supervisão para não comprometer seu bem-estar físico”, observa a instrutora.

Para Daniel Yonashiro, monitor de esportes do Sesc Thermas, as práticas corporais contribuem para o público encarar o momento de forma mais leve e buscar o autoconhecimento.

“Além de valorizar profissionais da área da ioga em Presidente Prudente, que estão impedidos de trabalhar e são contratados, é uma maneira que as pessoas têm de se reconectarem por meio da prática, de uma forma online, mas com uma mensagem bastante próxima”, destaca ele.

Serviço
Como assistir às aulas:
Youtube > youtube.com/sescthermasprudente

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.