Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Sesc Thermas promove aulas gratuitas de ioga e meditação

Da Redação

Em 11/03/2019 às 06:44

Ministrada pela instrutora de ioga Tathiana Caffarena, as aulas ocorrem a partir das 10h

(Foto: Estevão Salomão/Sesc)

O Sesc Thermas de Presidente Prudente oferece, até o dia 31 de março, aulas abertas de Ioga e Meditação, com a instrutora Tathiana Caffarena. A prática é gratuita e acontece aos domingos, às 10h, com participação gratuita.

A atividade visa estimular a conquista da autonomia corporal, a melhoria da qualidade de vida e o aprendizado de novas habilidades e expressões corporais. Para além da prática, as programações oferecidas pelo Sesc são sempre voltadas para o bem-estar e o desenvolvimento integral do participante.

Assim também se dá com a ioga, uma filosofia indiana milenar que simboliza a união do corpo, da mente e da alma. Não é uma religião e, tampouco, uma prática exclusivamente física. Seu nome deriva de “yuj’’, que significa união: da consciência individual com a consciência universal.

Segundo a instrutora responsável pela atividade no Sesc Thermas, Tathiana Caffarena, as posturas realizadas durante a prática, chamadas asanas, trabalham o corpo físico e também as energias.

Além disso, outras ferramentas utilizadas durante a prática, como o pranayama (controle da respiração), mantra (repetição de sons sagrados), mudra (selo energético) e a meditação, contribuem para a busca do equilíbrio entre o corpo e a mente, que estão em constante interação.

“As pessoas estão sempre correndo, se sentindo pressionadas, com a mente sempre no futuro ou passado. Raramente param um minuto que seja para respirar, para silenciar a mente. Nós precisamos meditar, respirar, viver no agora. É aí que o ioga entra’’, comenta a instrutora.

Ainda de acordo com Tathiana, os benefícios proporcionados pela prática são inúmeros, físicos e mentais. “Ela torna o corpo forte e flexível, melhora o funcionamento dos sistemas circulatório, digestivo, respiratório e hormonal. Traz, também, maior estabilidade emocional, a tão buscada equanimidade da mente. Mas, para mim, o mais valioso é a sensação de pertencimento que ela traz, de ausência de dualidade entre nós e o Divino’’, discorre.

Em meio ao verde das árvores, os participantes participam de uma aula inclusiva, aberta ao público a partir de 12 anos. Ela acontece a partir das 10h, no Quintal do Sesc Thermas.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.