Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Ação vai propor troca de cigarro por bala de hortelã em PP

Da Redação

Em 29/05/2012 às 13:16

Réplica de esqueleto humano deitado sobre maca ficará exposta no Calçadão para impactar fumantes

(Foto: Divulgação)

Na próxima quinta-feira (31), é lembrado o Dia Mundial de Combate ao Fumo. E para não deixar a data passar em branco, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), fará trabalho de conscientização no Centro de Presidente Prudente.

A ação, que vai propor aos fumantes a troca de cigarros por balas de hortelã será realizada das 9h às 11h, no Calçadão da Maffei. De acordo com a educadora de saúde da VEM, Elaine Bertacco, o objetivo principal é alertar a população sobre a droga lícita (tabaco) que somente no Brasil mata anualmente 200 mil pessoas.

“Além de alertar sobre os perigos da nicotina do cigarro quando ela é tragada pelos fumantes, também estaremos propondo a esse público que estiver transitando pelo Calçadão o desafio de parar de fumar. Daí a ideia da bala de hortelã. Para quem está interessada em parar, ou mesmo as pessoas que já estão largando o vício, ela ajuda na questão da ansiedade que é muito comum no período de abstinência, onde as recaídas são frequentes e dificultam o fumante a largar o vício”, esclarece.

Uma outra novidade é que a réplica de um esqueleto humano deitado sobre uma maca, submetido ao soro e com um maço de cigarro em mãos, também ficará exposto no período. “A ideia é impactar os fumantes. A mensagem que pretendemos passar através da exposição do esqueleto nestas condições, é uma forma de avisá-los que eles estão morrendo, mas continuam fumando”, destaca, para completar baseada em informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA), que o fumo é fator casual de 50 doenças diferentes, destacando-se as cardiovasculares, o câncer e as doenças respiratórias obstrutivas.

Os funcionários da Vigilância Epidemiológica também farão a distribuição de folhetos educativos, que dentre outras informações, tratam das doenças ocasionadas pela nicotina, entre as quais problemas vasculares e cardiovasculares, câncer, impotência sexual, riscos a gestantes, bronquite crônica e enfisema pulmonar. “Através de parceria com a Igreja Adventista do Sétimo Dia, também convidamos o médico Belmiro D’Arce [especialista em pediatria e homeopatia pela Associação Médica Brasileira], para que ele faça divulgação do curso totalmente gratuito e oferecido em Prudente aos fumantes interessados em largar o cigarro”, acrescenta.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.