Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Além de isolamento, Prudente precisa passar em mais três critérios

ROGÉRIO MATIVE

Em 01/05/2020 às 10:06

Bugalho decidiu proibir aglomerações no Parque do Povo e uso de praças públicas

(Foto: Marcos Sanches/Secom)

Com o índice de isolamento social cada vez mais em queda, o prefeito Nelson Bugalho (PSDB) decidiu proibir aglomerações de pessoas no Parque do Povo e demais praças públicas, além de restringir o uso coletivo de bebidas e narguilé, como forma de enquadrar a cidade na lista das beneficiadas pela flexibilização que deve ser anunciada, no dia 8, pelo Governo do Estado. Contudo, Presidente Prudente precisará cumprir mais três critérios, que serão analisados em conjunto.

A partir do dia 11, está prevista a reabertura gradual de comércios e serviços considerados não essenciais em todo Estado de São Paulo.

Porém, para tal, os municípios deverão atingir avaliações positivas em quatro itens: número de casos de coronavírus (o menor número possível), quantidade de leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI, o maior número possível), capacidade de testes e, por último, êxito na aplicação de protocolos de saúde e higiene, incluindo o índice de isolamento social (que deve estar em, no mínimo, 50%).

Plano São Paulo | Foto: Divulgação/Governo do Estado

28 casos e três mortes

Atualmente, a capital do Oeste Paulista acumula três mortes provocadas pelo coronavírus, além de 28 casos positivos da doença. Na fila, estão 40 exames que ainda aguardam resultados do Instituto Adolfo Lutz.

Isolamento em queda

Em relação ao isolamento social, o número vem caindo a cada dia. Na semana passada, por três dias, a média ficou nos 40%. O cenário, mais uma vez, se repetiu nesta semana fechando quarta-feira (29) com 41%.

Nos últimos sete dias, o melhor resultado foi no domingo (26), com 53% da população em casa.



Prudente conta com 81 leitos gerais de UTI, sendo 26 exclusivos para o uso de pacientes com suspeitas da doença. Atualmente, apenas 10 leitos estão disponíveis para o combate ao coronavírus.

Já sobre a realização de testes, a cidade ainda segue enviando as amostras para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, responsável pelos exames. Recentemente, a Justiça do Trabalho destinou R$ 417 mil para a aquisição de equipamentos e montagem do laboratório de diagnóstico local, que terá capacidade para entrega de 96 resultados diários.

Contudo, o processo licitatório ainda não foi concluído e não há prazo para a implantação e início dos trabalhos.

Cenário no Estado

Hoje, o Estado de São Paulo registra 28.698 casos confirmados em 323 cidades (18.149 em São Paulo e 10.549 nas demais regiões). “Essa velocidade de crescimento estava em torno aí de 8%, 7%, hoje está em 12%, a parte de óbitos estava em 6%, continua 6%, teve semana passada um pico, voltou”, comenta o secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

Há 8,6 mil pessoas internadas em hospitais, sendo 3.305 pacientes em UTI e 5.295 em enfermaria. A taxa de ocupação dos leitos de UTI reservados para atendimento a COVID-19 segue em crescimento. Já é de 69,3% no Estado de São Paulo.

“As medidas tomadas [isolamento social], elas achataram a curva e adiaram a aceleração. Isto tem possibilitado que o Governo do Estado se prepare da melhor forma para dar contingência às demandas que estão acontecendo”, ressalta o coordenador do Centro de Contingência da Covid-19 de SP, David Uip.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.