Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

ANTT sinaliza possível retirada de trilhos; Uepp insiste em reativação

Da Redação

Em 19/07/2024 às 12:02

Há possibilidade da retirada dos trilhos caso não apareça empresa interessada no trecho

(Foto: Arquivo/Rogério Mative)

Uso e venda de drogas, além do acúmulo de mato e lixo. O cenário que persiste ao longo dos anos na linha férrea que corta a capital do Oeste Paulista pode ser alterado nos próximos meses. Sem correr vagões e locomotivas, os trilhos poderão ser retirados após a concessionaria Rumo fazer a devolução do trecho à União. Contudo, a União das Entidades de Presidente Prudente e Região (Uepp) ainda luta pela reativação do transporte de cargas.

Em reunião com dirigentes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a entidade discutiu os possíveis planos para o trecho de Presidente Epitácio a Presidente Prudente após publicação de um acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU).

Segundo o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, o trecho já não pode mais ser explorado pela Rumo, porém, é mantida a obrigação de manutenção enquanto outra empresa não assumir, caso isso ocorra. “A intenção é que os trechos sucateados sejam reintegrados à malha ferroviária e somente em último caso a evasão dos trilhos”, diz. 

No entanto, ele salienta que o plano é lançar um edital de chamamento público, cuja expectativa é ter a resolução pronta em meados de outubro. Para isso, a agência depende do aval do Ministério dos Transportes.

Além disso, Vitale informa que é possível colocar em estudo demandas da sociedade civil sobre a utilização da estrutura. "Contudo, para que faça sentido, o trecho que será levado para chamamento será Presidente Epitácio x Rubião Junior. Diferente de concessão, que tem várias amarras, o chamamento é mais flexível para o investidor, porém, é ele quem toma todo o risco”, frisa Vitale.

Sucateada

O ex-presidente da Uepp, Renato Mungo, ressalta que a malha ferroviária está sucateada e abandonada. "É urgente trazê-la de volta ao seu contexto", diz. 

"Durante a discussão, foi abordada a questão da Malha Norte-Sul, que atualmente está parada antes de Panorama. Entretanto, ainda não há um sinal claro sobre a continuação do traçado original, que passaria perto de Presidente Venceslau e chegaria até Maringá. Estamos atentos e acompanhando de perto toda a situação. Insistimos para que nos mantenham informados, pois este é um assunto de grande importância para o crescimento da nossa região", frisa.

Por fim, Vitale informa que, havendo projetos dos municípios, existe a possibilidade de fazer transposição de vias, ligando o centro a bairros que margeiam a linha, desde que os trâmites sejam seguidos corretamente, bem como a concessão de prédios públicos no entorno da ferrovia. 

“Vamos continuar mantendo as tratativas, seja com a ANTT ou quaisquer órgãos, dando seguimento nesta luta, com a esperança de que o transporte ferroviário retorne”, pontua o presidente da Uepp, Renato Michelis.

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