Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Aos 90 anos, morre padre José Schwind: o propulsor do Lar dos Meninos

ROGÉRIO MATIVE

Em 23/05/2022 às 19:32

Padre José era considerado um dos párocos mais ativos em comunidade durante sua atuação na cidade

(Foto: Arquivo/Pascom)

Acolhedor, ativo na comunidade e o principal propulsor da expansão do Lar dos Meninos. Aos 90 anos, três dias após completar aniversário, morre Oskar Kornel Josef Schwind, conhecido como padre José Schwind. De nove décadas de vida, quatro delas foram na Paróquia do Santuário de Nossa Senhora Aparecida da Vila Marcondes, em Presidente Prudente.

Desde novembro do ano passado, padre José residia no Seminário Palotino de Londrina (PR). Na sexta-feira (20), quando fez aniversário, comemorou a data com missão em ação de graças. Durante sua fala (a partir dos 20 minutos de transmissão), destacou as palavras 'gratidão', 'amigos', 'merecimento', além de revelar períodos de meditação sobre o sofrimento de Jesus durante seu calvário.

"É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do Pe. José Schwind, SAC. Após um período de frutuosa convivência em nossa comunidade do Seminário São Vicente Pallotti, Londrina-PR, o querido padre Schwind retornou hoje, pela tarde, à casa do Pai. Pedimos as orações de todos os amigos, benfeitores e conhecidos pela alma deste servo de Deus".

Ainda não há informação sobre a causa da morte.

Velório e sepultamento

Haverá uma missa de corpo presente no Seminário Palotino, às 7h, com transmissão ao vivo pelas redes sociais. Em seguida, o corpo será trazido para Presidente Prudente, onde será velado no Santuário de Nossa Senhora Aparecida a partir das 10h.

Às 15h, está programada uma missa exequial. A saída do cortejo fúnebre será às 16h, com sepultamento no Cemitério Municipal São João Batista.

Venceu a covid

Em outubro de 2020, foi acometido pela covid-19, contudo, venceu a doença após alguns dias de internação. Também sofreu com crises de pancreatite provocada por cálculos biliares.

Vida de batalhas e realizações

Nascido na Alemanha no dia 20 de maio de 1932, na cidade de Eisenberg, padre José Schwind veio de uma família de seis filhos. Muito carente, Schwind era filho de pastor de rebanho na cidade.

Durante a infância e adolescência, padre José Schwind viveu em um período de guerras na Alemanha, na qual Adolf Hitler comandava a nação. O medo era que sua família fosse levada para um campo de concentração.

Três anos após chegar ao Brasil, consagrou-se ao sacerdócio na cidade de Jacarezinho-PR, quando tinha 24 anos. Com vasto currículo e passagens por várias cidades, foi em Prudente que criou raízes.

Padre José esteve em Presidente Prudente por três períodos: de janeiro de 1981 a março de 1993; março de 1997 a agosto de 2010, ambos como pároco e presidente do Lar dos Meninos; o último encerrado no ano passado.

Na capital do Oeste Paulista, foi responsável pela edificação da nova sede do Lar dos Meninos e ampliação das atividades. Também realizou trabalhos de evangelização nas escolas. Além disso, auxiliou na criação de 27 comunidades de bases e na construção das três capelas urbanas.

Em suas gestões como presidente do Lar dos Meninos, o local recebeu uma nova sede; foi criado o Projeto "Acolher"; a construção do salão de festas; os projetos "Criança é Vida" e "Reviver", no Parque dos Pinheiros; o Projeto de "Atendimento às Famílias (CAF)"; o Projeto “São José Operário” – cursos de preparação para o mercado de trabalho; a sede da Creche “São Vicente Pallotti”; a Creche “Recanto do Amanhecer”, no Parque dos Pinheiros; além da aquisição de micro-ônibus, trator, cortador de grama motorizado, dois veículos e diversas construções.

Em 1988, foi vítima de grave acidente, o que provocou a necessidade de várias cirurgias no aparelho digestivo.

Ao completar 39 anos em Prudente, sua história foi registrada por meio de documentário publicado pela Diocese.

Nos últimos anos, apresentava mobilidade reduzida devido a problemas nos joelhos. Contudo, seguia com suas atividades religiosas, mesmo utilizando cadeira de rodas para celebrar missas.

Após vários dias internado, venceu a covid-19 no primeiro ano de pandemia. Também conseguiu driblar algumas crises de pancreatite.

Diante da necessidade de cuidados diante da mobilidade precária, seguiu para o Seminário Palotino de Londrina, que conta com ala especial para padres idosos, em outubro do ano passado.

Homenagem

Em 2013, padre José foi homenageado pela Câmara Municipal de Presidente Prudente com a entrega de um Cartão de Prata pelo seu trabalho com os mais necessitados.

Com as mesmas palavras usadas na última sexta-feira, padre José destacou um 'sentimento de gratidão'.

*Atualizada às 21h42 para acréscimo de informações sobre velório e enterro

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.