Da Redação
Em 10/12/2012 às 07:51
Catador Argemiro Sanches Rodrigues, de Presidente Venceslau, retratado pelos estudantes
(Foto: Cedida/Murilo de Souza)
Alunos do curso de Jornalismo em Presidente Prudente desenvolveram, ao longo de seis meses, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que consistiu em fotodocumentar cinco catadores de lixo, sendo três do município e dois de Presidente Venceslau.
De acordo com o estudante Murilo de Souza, a escolha por documentar os catadores surgiu a partir da vontade de trabalhar com o social. "A realidade destas pessoas nos incomodava, uma vez que elas são excluídas pelo tipo de trabalho que realizam. Deste pensamento surge também a realidade deles, a miséria, falta de incentivo público, trabalho exaustivo, não esquecendo a importância sociambiental das suas atividades, a coleta de lixo, pois o que julgamos ser restos, para eles é fonte de renda", diz.
"Esses profissionais são pessoas como eu e você, que têm sentimentos, crenças, valores, é exatamente aí que surge o valor do jornalismo social: dar voz aos excluídos", pondera a estudante Alana Alana Pastorini.
Aline Camargo explica que as fotografias idealizaram uma revista com 15 fotos de cada personagem e um perfil jornalístico de cada um. "O nome escolhido para o meio jornalístico foi: Revista Views – Fragmentos da Realidade: um olhar fotodocumental sobre o catador de lixo", diz.
A apresentação do estudo será realizada nesta segunda-feira (10), às 19h, no Campus II da Unoeste.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.