Da Redação
Em 21/02/2025 às 22:27
Mobilização, neste sábado (22), contará com 80 agentes, que passarão de casa em casa orientando os moradores sobre a importância de manter os quintais limpos
(Foto: Arquivo)
Em menos de dois meses, a cidade de Presidente Prudente já soma 1.562 casos confirmados de dengue. A doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti provocou a morte de três prudentinos; outros quatro óbitos seguem em investigação.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), há 7.919 notificações de pessoas com suspeitas de dengue aguardando por resultados de exames.
Para conter o avanço da doença, agentes de Saúde visitarão residências dos bairros Vila Tabajara, Jardim Paulistano, Vila Euclides, Vila Malaman, Vila Comercial e Vila Estádio.
A mobilização, neste sábado (22), contará com 80 agentes, que passarão de casa em casa orientando os moradores sobre a importância de manter os quintais limpos e livres de criadouros do mosquito Aedes Aegypti.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Débora Tiezzi, o objetivo principal é eliminar os focos de proliferação e conscientizar a população. "Cada um de nós precisa fazer sua parte, cuidando de nossas casas e empresas, pois recipientes que acumulam água ao ar livre são potenciais criadouros do mosquito transmissor da dengue", alertou Tiezzi.
Treinamento
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), realizou um treinamento com os servidores que atuarão como ‘notificadores’, a partir de segunda-feira (24), no Centro de Apoio a Pacientes com Dengue, no Cohabão. O local fará o atendimento de casos classificados como tipo B, que necessitam de hemograma e hidratação endovenosa.
Na formação, os notificadores foram orientados sobre o Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), que será utilizado para o lançamento dos dados dos atendimentos. O Sinan é um sistema online que reúne uma série de informações, contribuindo para a identificação da realidade epidemiológica de determinada área geográfica.
A partir de segunda, o Pronto Atendimento (PA) da Cohab passa a atender pacientes cujos sintomas são mais graves que os do tipo A. No entanto, os atendimentos no local ocorrerão mediante encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
O espaço funcionará de segunda à sexta-feira, das 13h às 19h.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.