'Pontos gigantes' das zonas sul e oeste começam a operar na próxima semana
Rogério Mative
Em 28/03/2019 às 16:28
Equipamentos públicos servirão, na prática, como pontos gigantes
(Foto: Iury Greghi/Secom)
Em Presidente Prudente, foram construídos três terminais urbanos e um reformado com a promessa de promover a integração do transporte público. Na próxima semana, após seguirem abandonados por anos, dois equipamentos entrarão em operação: da zona sul e da zona oeste. Porém, com custo aproximado de R$ 1,5 milhão, eles servirão apenas para quatro linhas.
De acordo com a Secretaria Municipal de Assuntos Viários (Semav), o terminal da zona sul começa a receber ônibus a partir de segunda-feira (1°). Já o terminal da zona oeste iniciará as atividades na terça-feira (2).
Mas, a população não deve contar com mudanças significativas no sistema de transporte. Os equipamentos públicos servirão, na prática, como "pontos gigantes" recebendo apenas quatro linhas no total.
A Prefeitura não informou quando implantará a integração das linhas, o que beneficiaria usuários que realizam dois trajetos para o trabalho.
Também não foi divulgado quando entrará em operação o terminal da zona norte, fechado para novos reparos.
Quando foi lançado o pacote de obras relativo ao Plano de Mobilidade Urbana, o custo total dos quatro terminais foi calculado em R$ 3,7 milhões.
Como funcionará
Segundo a Semav, oito ônibus passarão pelo terminal da zona sul, sendo distribuídos em três linhas. São elas: a 102, que fará o trajeto Parque São Lucas ao Hospital Regional ‘Doutor Domingos Leonardo Cerávolo’, no sentido centro/bairro, até os residenciais Florenza e Nosaki; e a 104, que será Jardim Cica até o Terminal Urbano Central, na Avenida Brasil. Esta linha trafegará pela Rodovia Raposo Tavares em ambos os sentidos, sendo centro/bairro e bairro/centro.
Ainda no terminal da zona sul, operará a linha 112, que será do Ana Jacinta ao João Domingos Netto, em ambos os sentidos, via Avenida Manoel Goulart. O local poderia abrigar, pelo menos, mais duas linhas que têm como partida o bairro Ana Jacinta.
Por fim, o terminal da zona oeste que custou exatos R$ 800 mil aos cofres da Prefeitura terá apenas a linha 124. Com dois ônibus, essa fará o trajeto do Residencial Maré Mansa ao Jardim Itatiaia.
Conta ainda mais cara
Além de o usuário desembolsar valor maior para a passagem de ônibus, após reajuste autorizado neste ano, a Prefeitura também assumiu o custo de "obras necessárias" para que os ônibus possam ter acesso aos terminais da zona sul e oeste "de modo a não alterar significativamente a distância do percurso".
Na ocasião, o prefeito Nelson Bugalho (PTB) também revelou mudanças de itinerários para "equilíbrio de quilometragem" para evitar "novo impacto tarifário" ou necessidade de fonte de custeio.
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