Da Redação
Em 18/05/2024 às 07:07
Integração com pastagem gera benefícios de rendimento na produção de soja
(Foto: Wenderson Araújo/CNA)
Experimento científico de longa duração avalia ambiente de produção de solo e planta. Os resultados encontrados indicam viabilidade de maior produção de soja na região do Oeste Paulista. A integração com pastagem gera benefícios de rendimento na produção diante de melhorias do solo com presença de nematoides, que são parasitas microscópicos de solo e de água.
O estudo foi desenvolvido pela bióloga Gabriela Lozano Oliverio Salvador com a orientação do professor doutor Fábio Fernando de Araújo, com sua tese de doutorado levada à defesa publica e aprovada junto ao Programa de Pós-graduação em Agronomia, pelo qual a Unoeste oferece mestrado e doutorado.
A tese “Atributos físicos, químicos e biológicos do solo em sistema de integração lavoura-pecuária na produção de soja com incidência de nematoides” resultou do experimento de campo realizado durante três anos na Fazenda Vó Altino, no município de Caiuá e de propriedade da empresa Facholi Sementes e Nutrição, com sede em Santo Anastácio.
Em caráter interinstitucional, a pesquisa teve participação de uma equipe da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Dracena; e co-orientação da tese pela professora doutora Claudia Regina Dias Arieira, da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
No estudo com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) foi feita a quantificação dos benefícios da produção de soja em integração com pastagem sobre o rendimento e melhorias do solo em áreas com presença de nematoides fitopatogênicos.
Conforme o orientador, foi verificada na avaliação média de três anos que ocorreu aumento nas produções de soja e de capim, além de melhorias das condições do solo nas propriedades físico-químicas e biológicas.
O que leva à conclusão de que pode ser realizada produção de soja em solos mais frágeis, como são os arenosos da região oeste paulista, mesmo com a presença de parasitas como são os nematoides.
Benefícios na cadeia produtiva
Um resultado interessante e que de certa forma é inédito para a região, considerando que o sistema integrado preserva mais a macrofauna do solo, composta por minhocas, aranhas, colembolas, etc; que foi dizimada pelo sistema convencional.
Dr. Fábio comenta que os resultados do estudo indicam a viabilidade do aumento da área cultivada com soja, o que apresenta a geração de mais emprego e renda aos municípios, além de maior preservação do meio ambiente. Os benefícios são para produtores rurais e aos envolvidos na cadeia produtiva do agronegócio.
Dados técnicos-científicos
Os dados técnicos-científicos do experimento são apresentados no resumo da tese, no qual consta que a demanda por alimento e a expansão demográfica, impulsiona práticas de manejo intensiva das áreas agrícolas, que muitas vezes proporciona impactos negativos para os recursos naturais, comprometendo as condições edáficas; e que os sistemas de integração lavoura pecuária são alternativas para o manejo conservacionista do solo, sustentada pela diversificação de culturas com o potencial de promover maior qualidade sustentável ao sistema.
“O objetivo do trabalho foi avaliar de forma integrada os atributos químicos, físicos e biológicos do solo em sistemas de integração lavoura pecuária; além do efeito no controle da comunidade de Pratylenchus spp. e Helicotylenchus spp. na soja, e da avaliação de nematoides de vida livre em solos arenosos, assim como a macrofauna edáfica e a produtividade da soja. O experimento foi conduzido durante três anos no município de Caiuá/SP, em blocos ao acaso com três repetições dos tratamentos: Pousio CV: soja (com revolvimento do solo); Pousio PD: soja (sem revolvimento do solo); Ruziziensis: soja - Urochloa ruziziensis; Brizantha: soja – Urochloa brizantha”, conforme pontuado no resumo.
O conteúdo do resumo é finalizado dizendo que sistemas de integração com maior acúmulo de resíduos apresentaram melhor desempenho dos atributos avaliados, favorecendo as funções biológicas dos nematoides de vida livre, que tiveram maior presença nesses sistemas.
E que Pratylenchus foi encontrado em maior número na raiz da soja nos tratamentos com integração, sendo que, entretanto, foi verificada maior produtividade da soja; demonstrando a efetividade que o sistema de manejo pode agregar ao solo; e que o efeito deletério do fitonematoides foi inferior aos benefícios proporcionados pela integração, além de promover maior diversidade da macrofauna edáfica; termo técnico que se refere às características físicas e químicas do solo.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.