Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Figueira centenária ganha proteção com gradil e calçamento

Da Redação

Em 21/03/2020 às 12:31

Obra garante árvore preservada e segurança de pedestres que passam pelo local

(Foto: Marcos Sanches/Secom)

Após dois anos do decreto publicado, a Prefeitura de Presidente Prudente iniciou os trabalhos de proteção das figueiras centenárias da cidade. Declaradas como Proteção ao Patrimônio Paisagístico, elas começam a ganhar cercamento com gradis.

A primeira ação foi realizada na espécie localizada na entrada do túnel de acesso ao Camelódromo da Praça da Bandeira, que fica na Rua Marechal Floriano Peixoto, ao lado do Viaduto Comendador Tannel Abbud.

No local, foi feito o calçamento no entorno figueira centenária, além do cercamento. Com isso, a árvore será protegida e os pedestres contarão com segurança já que a calçada já não existia mais e tinham que caminhar pela rua.



Já a figueira localizada na Rua Bela, ao lado do Parque de Uso Múltiplo (PUM), receberá nos próximos dias o gradil de proteção, com sistema de iluminação para destaque e valorização da árvore. Lá, o local já conta com calçadas.

De acordo com decreto as seguintes árvores foram declaradas de Proteção ao Patrimônio Paisagístico, por seu valor natural e paisagístico: na Rua Bela ao lado do Parque de Uso Múltiplo (PUM); ao lado do Viaduto Comendador Tannel Abud; e outra fica na Rua 14 de Setembro no Parque do Povo, próxima à rotatória da Avenida Coronel Jose Soares Marcondes.

Foi alvo de envenenamento

Em fevereiro do ano passado, o Portal denunciou o envenenamento da figueira localizada na Rua Bela, que apresentava copa sem cor diante dos galhos que secavam com maior velocidade a cada dia.

Foto: Arquivo/M2 Comunicação

A matéria ganhou repercussão e professores do Departamento de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp) ofereceram auxílio em busca de reverter a morte lenta da espécie iniciada há dois anos.

Atualmente, ela apresenta boa saúde. Nenhuma investigação para descobrir os autores do crime ambiental foi realizada pela Prefeitura, Polícia Militar e Ministério Público Estadual.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.