Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

HC inicia transferência de pacientes; leitos de UTI seguem travados

Prudente aguarda pela liberação de 20 vagas na Santa Casa e HR

Da Redação

Em 21/01/2021 às 12:23

Hospital do Câncer começou a receber pacientes oncológicos e de outras patologias

(Foto: Cedida/AI HC)

Na manhã dessa quinta-feira (21), o Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente (HRCPP) recebeu a primeira parcela referente ao convênio firmado com o Governo do Estado para a ativação de 90 leitos. Do outro lado, Santa Casa de Misericórdia e Hospital Regional ainda aguardam pela liberação de 20 vagas que atenderão pacientes com coronavírus em estado grave.

Com R$ 1,8 milhão na conta, o Hospital do Câncer começou a receber pacientes oncológicos e de outras patologias mediante solicitação das outras unidades da Saúde por meio da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross). 

O novo convênio é uma prorrogação do contrato firmado em julho do ano passado para que o hospital cedesse a estrutura visando desafogar o fluxo em hospitais de referência ao tratamento de pacientes com coronavírus.

Serão ofertados 80 leitos clínicos e 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o atendimento de pacientes de toda região. O novo convênio será válido até o dia 30 de junho, com o repasse de seis parcelas de R$ 1.841.131,32.

E os leitos de UTIs?

Promessa feita ainda no fim do ano passado pelo Governo do Estado, a reativação de 20 leitos de UTIs na Santa Casa e no Hospital Regional de Prudente ainda não ocorreu. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, a renovação dos convênios com as instituições estão em fase de finalização, "cabendo aos serviços efetivar a ampliação dos leitos".

Até terça-feira (19), a taxa de ocupação era de 82% em UTIs e 65% em enfermaria englobando todo o sistema regional.

Internações pediátricas

A partir desta quinta-feira, o Hospital Regional do Câncer também iniciou as internações pediátricas, com a oferta de cinco leitos – custeados com recurso de doação.

Até então, pacientes pediátricos da instituição que necessitavam de internação eram direcionados à Santa Casa de Misericórdia. "O início desses atendimentos no HRCPP faz parte da migração dos serviços oncológicos da Santa Casa para a unidade oncológica", diz a instituição.

"Com início do novo serviço, o hospital caminha para o pleno funcionamento, oferece maior qualidade no tratamento do paciente - que terá tratamento completo no mesmo local - e disponibilizará leitos para a demanda geral da região".

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.