Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Região de Prudente deve permanecer na fase laranja, revela Vinholi

Secretário estadual reafirma criação de 30 novos leitos de UTI Covid

ROGÉRIO MATIVE

Em 14/01/2021 às 08:31

Estado decidiu antecipar reclassificação em 20 dias; Prudente deve seguir na fase laranja

(Foto: Sérgio Borges/NoFoco)

Após o Governo do Estado decidir antecipar uma nova reclassificação das regiões no plano de flexibilização da quarentena, o Oeste Paulista viveu nas últimas horas o temor do fechamento do comércio pela segunda vez em menos de 30 dias. Contudo, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Marcos Vinholi, diz que os números atuais da região de Presidente Prudente são "para a manutenção na fase laranja".

A afirmação foi dada na manhã desta quinta-feira (14), um dia antes do anúncio da nova reclassificação. Porém, para tal, não poderá ocorrer elevação da taxa de ocupação de leitos nas próximas 24 horas.

"Hoje temos uma taxa de ocupação de leitos de UTI [ Unidades de Terapia Intensiva] de 77,3%, um pouquinho acima dos 75% [novo limite imposto pelo Governo do Estado]. Os números hoje são para manutenção da região na fase laranja. Lógico que vamos avaliar isso e ver a sequência [dos números] até amanhã", revelou, em entrevista ao vivo ao repórter Joílton Carlos, na Rádio 101 FM

Segundo ele, o atual quadro é favorável para que a região não seja novamente rebaixada à fase vermelha - a mais restritiva do plano - apesar dos picos de internações sentidos nos últimos dias. "Olhando aqui o horizonte, o panorama de hoje é de seguir na fase laranja caso mantenha os números até amanhã [sexta-feira, 15]", adiantou.

Reafirmou a criação de 30 leitos de UTI

Como ocorreu na entrevista coletiva sobre a reclassificação das regiões, no dia 7 deste mês, Vinholi reafirmou o compromisso de ampliar a oferta de leitos de UTIs na região. "O trabalho para mais 10 leitos no Hospital Regional, mais 10 leitos na Santa Casa e também mais 10 leitos no Hospital do Câncer, fora 80 leitos de enfermaria. Também estamos trabalhando alguns leitos em Dracena para desafogar um pouco", cravou.

De acordo com o secretário, o leitos entrarão em operação nos próximos dias, o que provocará a queda da taxa de ocupação. "Os leitos não são colocados em prática do dia para a noite porque envolve RH [Recursos Humanos] e uma série de situações. Mas, nós estamos já há alguns dias em contato com esses hospitais e organizações mobilizando para colocar esses leitos de pé. Esses leitos estarão colocados nos próximos dias e essa taxa de ocupação vai cair", finalizou.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.